O mundo dos e-sports continua surpreendendo pela rapidez com que alguns títulos se tornam famosos. Até certo tempo, o grande protagonista em qualquer conversa sobre o assunto era o League of Legends, da Riot. No entanto, parece que o jogo móvel Garena Free Fire é a bola da vez no cenário de esportes eletrônicos. Prova disso é que uma transmissão de campeonato do game foi a transmissão de maior audiência do YouTube no Brasil.

O campeonato entre equipes brasileira foi exibida neste sábado (20), mas só nesta segunda-feira (22) o YouTube informou que a audiência do game superou em muito a transmissão do jogo Corinthians e Racing pela Copa Sul-Americana, que era uma iniciativa da plataforma de streaming DAZN. A final da ProLeague de Free Fire teve ao todo 763 mil visualizações simultâneas, enquanto o jogo de futebol teve 438 mil.



É importante ponderar que os eventos têm durações distintas. Enquanto a transmissão do campeonato de Free Fire durou quase seis horas, o jogo de futebol teve duração um pouco menor que três horas.

Caso você não tenha a menor ideia do que seja o Free Fire, ele é um desses games no formato Battle Royale. Você escolhe um personagem, que é jogado numa ilha contra outros adversários. Seu objetivo é obter armas e sobreviver neste ambiente. No fim, só tem um ganhador que recebe um Booya (é o termo do jogo indicando que a pessoa venceu).

O Free Fire chegou um pouco depois do Fortnite — o principal jogo neste formato Battle Royale — e tem como diferencial o fato de ser mais simples. O Fortnite conta com mecânicas mais elaboradas e permite, por exemplo, construir defesas para se esconder, sem contar que é possível jogar em computadores e consoles. Já o Free Fire, não. Só dá para jogar no smartphone. Além disso, ele está disponível em mais modelos de smartphone que o Fortnite, que funciona predominantemente em celulares topo de linha.

A título de curiosidade, esta é a lista das transmissões do YouTube com o maior número de usuários simultâneos do Brasil: