_Facebook

Função ‘Notas’ do Facebook está prestes a ficar mais parecida com o Medium

O Notas, função esquecida do Facebook, ficará a cara do Medium em breve.

Os textões no Facebook nunca aproveitaram muito bem o Notas, a função perfeita da rede para este tipo de texto. Mas isso está prestes a mudar: de acordo com o site The Next Web, a função renegada receberá uma repaginada, ficando muito parecida (muito mesmo) com o Medium, a popular rede de textões.

Atualmente, a função segue um tanto quanto simples e até esquecida — ela recebe apenas texto e as mais básicas configurações, como texto em negrito, itálico, listas numéricas e algumas outras:

Com a atualização, confirmada por um representante do Facebook para o The Next Web, a função ganha uma foto de capa, ou um banner, e outras funções, assim como no Medium. “Nós estamos testando um update no Notas para facilitar a criação e leitura de histórias mais longas no Facebook”, diz o representante.

De acordo com o The Next Web, a atualização incluirá, além da foto de capa, a possibilidade de taguear usuários, redimensionar imagens, e a inclusão de links e hashtags no texto. O compartilhamento funcionará da mesma forma, com o usuário escolhendo quem vê o texto — se apenas amigos, usuários específicos ou o público como um todo.

O Facebook investe cada vez mais para se tornar um ambiente melhor para a hospedagem de vídeos e se tornar um alternativa ao YouTube. Então, faz todo sentido criar um ambiente mais agradável para textos maiores — que ela inclusive já faz, mas apenas para empresas: o aplicativo Instant Articles permite que empresas de mídia criem textos interativos que são hospedados nos servidores da rede social, e incorporados ao seu feed de notícias.

Ainda não há data para o Notas receber a atualização, sabe-se apenas que um pequeno grupo de pessoas está testando a funcionalidade. Você pode ler mais sobre o notas neste link e o texto exemplo do notas atualizado aqui. [The Next Web]

Sair da versão mobile