
Fungicida comum pode estar exterminando os insetos benéficos
O clorotalonil, fungicida usado globalmente em frutas e vegetais, está exterminando insetos benéficos, cruciais para a polinização e o equilíbrio do ecossistema.
As informações são de um estudo publicado por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália. O estudo demonstra que o fungicida, também liberado para uso no Brasil, reduz as taxas de fertilidades em insetos polinizadores, como a mosca-das-frutas.
Aliás, de acordo com o estudo, mesmo em quantidades mínimas, o fungicida é responsável por exterminar populações de insetos.
Os cientistas expuseram larvas da mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster) aos níveis de concentração do fungicida para produção comercial, ou seja: os mesmos usados em uvas e outras frutas.
Vale ressaltar que o inseto não é uma peste agrícola, mas, sim, um elemento vital para reciclagem de nutrientes. Embora benéfico, o inseto é um dos que mais sofre com o fungicida, de acordo com o estudo, que registrou uma queda de 37% na produção de ovos.
Além disso, testes adicionais revelaram que as fêmeas produziram menos ovários, apresentaram queda de peso e botaram menos ovos. Nos insetos machos, o fungicida reduziu o nível de ferro, indicando um metabolismo mais frágil e uma produção instável de esperma.
“Descobrimos que até mesmo a menor concentração do clorotalonil tem um impacto enorme na reprodução dos insetos usados no nosso estudo, o que pode causar um enorme impacto no longo prazo por afetar tanto a fertilidade masculina quanto feminina de insetos” afirma Darshika Dissawa, principal autora do estudo.
Os drásticos impactos do fungicida nos insetos surpreenderam até mesmo os cientistas.
“Esperávamos que os efeitos fossem maiores conforme o nível de exposição, mas até mesmo uma pequena quantidade pode impactar drasticamente os insetos”, ressalta Fleur Ponton, coautora do estudo.
O clorotalonil, apesar de proibido na União Europeia, continua sendo usado na Austrália, sobretudo em vinícolas e pomares, como um tratamento preventivo, mesmo onde não há pragas.
O estudo focou na agricultura australiana, mas é importante ressaltar que o clorotalonil é um dos principais fungicidas do setor no Brasil.