Cientistas acreditam que olhos de mosca têm o formato perfeito para a fabricação de células solares mais eficientes. Especificamente, copiar o olho de uma mosca varejeira permitiria as celulas "coletar luz solar a partir de uma área maior do que aoenas a luz que incide diretamente sobre uma superfície plana". 

As varejeiras são o modelo porque os seus olhos são hemisféricos. Mais importante do que isso é o fato da sua superfície ser coberta por "olhos hexagonais em escala macro, com características em escala nano". Ou seja, eles têm a capacidade de absorver um monte de luz, de um monte de ângulos diferentes. 

Para replicar os olhos de uma mosca, um grupo de cientistas retirou as córneas de nove moscas e os preencheu com um polímero para que mantivessem seu formato. Então eles colocaram a córnea em um vidro e cobriram com níquel. Este processo os permitiu criar um molde exato com os mesmos padrões de um olho de mosca. Com os moldes, os cientistas esperam que células solares do futuro possam ser construídas com olhos de mosca para maximizar a eficiência. Eu só espero que eles não me dêem tanta aflição só de ver. [Wired.uk]