Em poucos anos, os carros da Volvo (os mais bacanas, claro) incluirão um sistema de “cruise control”, permitindo que seu carro ande e faça curvas sozinho em congestionamentos.

Então se a sua ida ao trabalho conta com longos períodos preso no trânsito, você poderá se recostar no banco e ler um livro, adiantar algumas coisas do serviço ou apenas ficar com as mãos livres para se comunicar com os outros caras empacados no trânsito com você.

O Adaptive Cruise Control da Volvo usa várias câmeras e sensores no veículo para registrar e seguir o carro em frente a uma distância segura — e contanto que a velocidade do trânsito seja menor do que 50 km/h. É uma melhoria da tecnologia Lane Keeping Aid, também da Volvo, que ajuda um veículo a permanecer dentro das faixas de marcação do asfalto, mas um passo à frente por controlar a aceleração e os freios também. Ele lida facilmente com trechos de pista retos e curvas, e é esperto o bastante para desviar de obstáculos inesperados; ele pode ser cancelado ou sobreposto pelo motorista a qualquer momento.

Agora talvez os engenheiros da Volvo possam solucionar o grande problema dos motoristas: encontrar algo bom para ouvir no rádio. [Volvo via PSFK]

Clique para ampliar