Arrivederci, Windows XP em netbooks? Se você acredita em roadmaps vazados, a Asus lançará netbooks nos EUA com o Windows 7 (edições Starter e Home Premium) e um Eee PC de 12 polegadas com Nvidia Ion.



Havia a especulação de que muitos fabricantes de netbooks não escolheriam o Windows 7 Starter por sua limitações, o que inclui a impossibilidade de trocar o papel de parede e de rodar o Aero, e optariam pelo antigo Windows XP, que tem preço semelhante. Mas parece que a Asus está apostando no Win 7.

O roadmap mostra dois netbooks com Starter (1005HA-M e 1005HA-P).

Ouvimos de uma fonte que a Asus vai focar no uso do Windows 7 em netbooks e tem trabalhado com a Microsoft para ajustar a BIOS dos Eee PCs. Isso não mudará as limitações do Starter, porém.

O modelo 1201N, de 12 polegadas, terá Nvidia Ion (com Intel Atom N270 e GeForce 9400M) e rodará Windows 7 Home Premium. Deve sair em outubro, com bateria de seis células e disco rígido de 250 GB.

Aparentemente, a Asus ainda colocará recursos multitoque e Windows 7 Home Premium no Eee PC T91. [Eee User Forum via NetbookNews]