Anunciado no final de junho, o Android 4.1 Jelly Bean ainda não chegou à maioria dos smartphones. Situação normal no universo Android, mas agravada porque a sucessora, 4.2, já foi lançada. Mas aos poucos os aparelhos lançados com Ice Cream Sandwich vão ganhando a penúltima versão do sistema e, hoje, é a vez do Galaxy S III nacional.

A distribuição do Android 4.1 para o Galaxy S III (GT-I9300), smartphone topo de linha da Samsung, começou no final de setembro, na Polônia. Hoje, proprietários brasileiros do modelo acordaram com uma atualização de cerca de 300 MB pendente de download e, hey, era mesmo o Jelly Bean. Essa versão traz melhorias interessantes, como widgets adaptáveis, notificações mais robustas e flexíveis, interface mais suave graças ao Project Butter e o assistente pessoal Google Now.

Ainda estamos apurando, mas aparentemente apenas o Galaxy S III da Vivo e o modelo do varejo (sem vínculo com operadoras) está recebendo a atualização — o Diário do Android e alguns leitores confirmaram. Entramos em contato com a Claro, Oi e Tim para saber quando os seus Galaxies S III serão atualizados e, ao recebermos resposta, este post será atualizado. Nesse meio tempo, conte para a gente: o seu S III já está com o Jelly Bean?

Colaborou neste post André Ferraz.