O início de ano costuma ser bastante movimentado para a Samsung. Não faz praticamente nem uma semana que presenciamos o lançamento de novos Galaxy A no Brasil, e nesta quarta-feira (5) a marca anunciou os novos Galaxy Note 10 Lite e o Galaxy S10 Lite.

O Galaxy S10 Lite tem preço sugerido de R$ 3.999, enquanto o Galaxy Note 10 Lite tem preço sugerido de R$ 3.799. Os dois modelos chegarão ao varejo a partir da próxima semana, com as seguintes cores: preta, azul e branca (S10 Lite) e preto, aura glow e vermelho (Note 10 Lite).



Como o nome sugere, eles são versões um pouco mais simples dos smartphones topo de linha apresentados da marca durante 2019, mas que deve atender boa parte dos consumidores.

Começando pela tela, os dois aparelhos têm display de 6,7 polegadas Full HD (contra um display QHD das versões originais), e a bateria deles é de 4.500 mAh, o que deve conferir um bom tempo dos telefones longe da tomada.

Quanto às câmeras dos smartphones, eles já vêm com a estrutura “cooktop”, que segundo vazamentos deve figurar no Galaxy S20, porém os sensores são distintos. O Galaxy S10 Lite tem uma câmera principal de 48 megapixels e abertura f/2.0 e estabilização óptica, uma ultrawide de 12 megapixels e uma macro de 5 megapixels.

Galaxy S10 LiteGalaxy S10 Lite

Já o Galaxy Note 10 Lite tem uma câmera principal de 12 megapixels com abertura f/2.2 e sem estabilização óptica, uma ultrawide de 12 megapixels e uma tela objetiva de 12 megapixels.

A câmera frontal é comum aos dois modelos, sendo um sensor de 32 megapixels, que fica em um furico centralizado dos smartphones.

Galaxy Note 10 Lite com canetinhaGalaxy Note 10 Lite

Mesmo que sejam versões Lite, os processadores não deixam muito a desejar. O S10 Lite vem com um chip Snapdragon 855, enquanto o Note 10 Lite conta com um Exynos 9810. Ambos terão 128 GB para armazenamento com suporte a microSD, e 6 GB ou 8 GB de RAM, dependendo do mercado. Sem contar que eles vêm com desbloqueio de digital sob a tela e ainda contam com carregador de bateria de 25W.

E, como não poderia deixar de ser, o Note 10 Lite vem com a canetinha S Pen da linha. Ela conta com a mesma tecnologia Bluetooth Low Energy que estreou no Note 9, que permite que ela seja usada para controlar o aparelho.Com ela é possível controlar a câmera remotamente, o tocador de música, galeria de imagens e apresentação. For isso, ele tem a funcionalidade de escrita avançada, que converte algo escrito à mão para o formato digital.

Galaxy Note 10 Lite e Galaxy S10 Lite de costasTraseira do Galaxy Note 10 Lite e do Galaxy S10 Lite. Crédito: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil