Giz Indica

Galaxy S25+ x iPhone 16 Plus: qual o melhor celular de tela grande

Dispositivo lançado pela Apple em setembro do ano passado é um concorrente à altura do flagship da Samsung? Confira a seguir

Recentemente, a Samsung lançou oficialmente os três modelos da linha Galaxy S25. Embora o modelo “Ultra” seja o mais badalado da nova série, o Galaxy S25+ tem chamado muito a atenção entre os consumidores que gostam de aparelhos com telas mais amplas.

Mesmo estando sob os holofotes, é muito comum que os entusiastas de tecnologia comparem o modelo da sul-coreana com o iPhone 16 Plus, da Apple, um concorrente de peso e que tem essencialmente a mesma proposta. Mas afinal, qual dos dois é o melhor smartphone?

Design e construção

Os dois aparelhos tem visual bastante elegante e bem acabado e, embora sejam semelhantes em alguns aspectos, possuem algumas características que os diferenciam um do outro. A principal delas é na parte traseira, no módulo de câmeras, que são diferentes em cada aparelho.

No iPhone 16 Plus, o conjunto duplo recebeu uma reorganização e agora fica posicionado verticalmente. Já o Galaxy S25+, embora tenha as câmeras dispostas na mesma orientação, não possui um segmento para acomodar os sensores. Isso porque eles são posicionados diretamente na tampa traseira e contam com anéis que envolvem cada câmera passando um ar maior de modernidade e sofisticação.

Ambos os aparelhos possuem estrutura construída em alumínio, que é um metal leve, mas não tão resistente quanto o titânio de iPhone 16 Por e Pro Max e Galaxy S25 Ultra. Ainda assim, os dois modelos são bem construídos e bastante resistentes aos imprevistos.

Tela

Quando o assunto é tela, os dois modelos impressionam bastante pela qualidade e entregam o que se espera de um aparelho premium. O Galaxy S25+ leva a melhor com sua tela Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, com 1440 x 3120 pixels e taxa de atualização de 120 Hz.

O iPhone 16 Plus tem um display com o mesmo tamanho, 6,7 polegadas, mas com menor resolução de 1290 x 2796 pixels e, consequentemente, menor densidade de pixels — 460 ppi contra 513 da concorrente sul-coreana. O smartphone da Apple tem taxa de atualização de no máximo 60 Hz.

Câmeras

O aparelho da Samsung tem um conjunto de câmeras bem interessante, com sensor principal de 50 MP, ultrawide de 12 MP e teleobjetiva de 10 MP. Para selfies, o aparelho oferece aos usuários uma câmera frontal de 12 MP, que promete alta qualidade de imagem.

O iPhone 16 Plus conta com um conjunto duplo composto por sensor principal de 48 MP e teleobjetivo de 12 MP alinhados verticalmente para a gravação de vídeos espaciais do Vision Pro. Assim como o concorrente da sul-coreana, a câmera frontal conta com 12 MP.

Hardware

Mais uma vez a Samsung sai na frente, mas dessa vez graças ao poderoso Snapdragon 8 Elite. Ele obteve ganhos de performance superiores a 30% em GPU e CPU, além de 40% em NPU. O smartphone ainda conta com versões de até 12 GB de memória RAM.

Já o iPhone é equipado com o chip A18, desenvolvido pela própria “maçã”, que, embora ofereça alto desempenho em multitarefa e atividades exigentes, tem performance inferior ao processador da Qualcomm. Caso o componente fosse o A18 Pro, dos iPhones 16 Pro e Pro Max, a competição seria um pouco mais acirrada.

Bateria

No quesito bateria os dois smartphones entregam uma duração muito parecida, mas o Galaxy S25+ é um pouco superior com seus 4.900 mAh é capaz de durar aproximadamente 30 horas com apenas uma recarga. Além disso, conta com suporte para carregamento de 45 W.

O iPhone 16 Plus tem bateria de 4.674 mAh, segundo testes conduzidos pela própria Apple, pode chegar a 27 horas. Isso também é excelente, mas fica um pouco atrás do dispositivo da Samsung. A potência máxima é de 45 W — um upgrade significativo em relação a geração anterior que era 20 W.

Preço

Por ser lançamento, o Galaxy 25+ está um pouco mais caro que seu concorrente. Ele sai por valores a partir de R$ 7.649 nos varejistas que operam no mercado brasileiro. O iPhone 16 Plus, apresentado em setembro do ano passado, vem observando uma queda gradativa de preço e pode ser adquirido por valores inferiores  R$ 6.000.

Os dois dispisitivos são excelentes, mas o da sul-coreana se destaca em qualidade da tela, versatilidade do conjunto de câmeras e, principalmente, desempenho. Por este motivo, ele vale, sim, a pena, caso seja possível, investir de um pouco mais de dinheiro no flagship da Samsung.

Para saber mais detalhes ou comprar agora, acesse a página dos produtos abaixo:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas