_NASA

NASA divulga imagens impressionantes da explosão do foguete Antares

A NASA divulgou imagens impressionantes mostrando a explosão do foguete Antares, que levava suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

Há pouco mais de um ano, o foguete Orbital ATK Antares da NASA, que transportava uma espaçonave Cygnus, sofreu uma “anomalia catastrófica” alguns momentos após o lançamento. A NASA divulgou imagens impressionantes mostrando o desastre.

O foguete deveria transportar carga para a Estação Espacial Internacional, mas seis segundos após o lançamento ele caiu de volta na plataforma de lançamento nos EUA. Ele carregava mais de 2,2 toneladas de suprimentos, equipamentos e experimentos científicos.

Algo saiu errado logo após o lançamento, e o modo de auto-destruição foi ativado antes que o foguete tocasse o solo. Duas explosões acabaram com o foguete, sendo que a segunda teve a força de 200 toneladas de TNT.

[galeria_embeded]

A explosão resultante, que foi espetacular, não deixou feridos. Os reparos na plataforma de lançamento custaram US$ 15 milhões e foram finalizados no mês passado.

As novas fotos, que podem ser vistas na conta da NASA no Flickr, foram divulgadas sem nenhuma explicação extra.

Investigações não conseguiram chegar a uma causa para a falha do foguete Antares, mas ela pode ter sido resultado de uma ou uma combinação de três diferentes falhas técnicas.

Pelo lado positivo, a espaçonave Cygnus voltou à ativa e está levando suprimentos novamente para a ISS. Ela deve ser lançada junto com o foguete Atlas V em dezembro, enquanto o Antares continuará sendo atualizado. [Florida TodayHuffington Post]

Sair da versão mobile