Smartphones são verdadeiras centrais de convergência e, dentre várias coisas, acabam servindo também como consoles portáteis. Os jogos para Android e iOS estão cada vez melhores, com gráficos, desafios e qualidade geral surpreendentes, mas em pelo menos uma coisa ainda continuam aquém dos dedicados: controles físicos. O  Gametel promete acabar com essa desvantagem, mas cobra caro por isso.Um celular acoplado ao Gametel parece um Xperia PLAY meio desajeitado. O visual e posição dos botões são parecidos, mas, como dito, o Gametel é um acessório: um braço retrátil parecido com o daqueles apoiadores de celular para o para-brisa “segura” o celular, liberando as mãos do jogador para o direcional e botões do Gametel. A imagem acima diz mais do que mil palavras que eu eventualmente use para tentar descrevê-lo aqui, enfim.

A comunicação é via Bluetooth e, segundo a Abbley, distribuidora nacional que está trazendo o Gametel com exclusividade ao país, a bateria aguenta nove horas (!) de jogatina. Como se baseia em um padrão, o joystick funciona em computadores também, desde que o seu PC com Windows ou Mac tenha suporte a Bluetooth. Outra vantagem disso é poder usá-lo longe do smartphone e conectar esse a uma TV via HDMI — assim dá para juntar até quatro amigos usando seus Gametels e transformar o celular em um console de mesa. Quem precisa do OUYA afinal?

Como em geral jogos para Android e iOS são feitos para serem jogados na tela, somente os adaptados a joysticks funcionarão a contento. Já existem alguns, como Reckless Racing 2, Sleepy Jack, Trial Xtreme 2 e Virtual Tennis Challenge (Android) e Air Attack HD, Temple Run, Ice Rage e No Gravity (iOS), mas o acervo é pequeno perto do que ambas as plataformas oferecem. Se melhorará no futuro? Não dá para dizer, só ter esperança de que sim.

Tudo muito legal e reviews de fora, como este do TrustedReviews, dizem que o negócio funciona bem, mas o preço pode ser um justificável impeditivo: R$ 198. E isso se você comprá-lo durante a pré-venda, porque o preço normal dele é de R$ 298.