O desenvolvedor Gabriel Couto, leitor do Gizmodo, foi um dos ganhadores de ingressos para o workshop Makers de impressão 3D que aconteceu no último sábado em São Paulo. Conversamos com ele para saber como foi o curso e quais ideias que podem surgir com esta nova tecnologia.

Gabriel contou que o mais legal do workshop foi acompanhar ao vivo a impressão de um produto criado durante a aula. “No final do dia, imprimimos um anel feito sob medida para um colega do curso, e encaixou perfeitamente no dedo dele. Foi uma das coisas mais bacanas de se ver na prática, tanto a precisão da impressão como a rapidez. O anel levou cerca de 15 minutos para ser impresso”.

O workshop Makers de impressão 3D apresenta a história da tecnologia e as diferenças entre os equipamentos e materiais existentes no mercdo. Mas, além de tudo isso, o curso é a porta de entrada para quem quer começara a criar seus próprios produtos em um software de modelagem 3D. “Aprendemos a mexer no 123D Design, software muito fácil de usar e legal para quem quer entrar nessa área com pouco conhecimento em modelagem”, disse Gabriel.

O desenvolvedor, que está trabalhando em um projeto que envolve impressão 3D, acredita que esta tecnologia irá muito além da costumeira “prototipagem”. “Ela será usada para fabricar produtos finais e levará para todos os lugares do mundo a possibilidade da pessoa ter a peça X ou Y. É ter uma fábrica de peças em casa, com a vantagem do poder de customização que a impressora 3D fornece”, disse.

O próximo workshop Makers de impressão 3D acontece no dia 23 de novembro, em São Paulo, e você pode fazer sua inscrição aqui.

[youtube zOP4vATyCy0 640 360]

Tem mais fotos do workshop no Flickr do Gabriel.