Com a interface de blocos e botões grandes, o Windows 8 é conhecido por ser um sistema pronto para ser tocado: espere vê-lo em dezenas de modelos diferentes de  tablets e notebooks com tela sensível ao toque nos próximos meses. O melhor de tudo é que além de ser adepto dos touchscreens, o Windows 8 aprendeu novos truques com o teclado, mouse e touchpad. Conheça alguns deles para facilitar a sua vida.

Quem prefere não tirar a mão do teclado para executar tarefas o mais rápido possível encontrará boas novidades no Windows 8. Se não há mais o conhecido botão “Iniciar”, agora basta começar a digitar no teclado, sem clicar em nada, que a busca universal – agora muito mais rápida – vai atrás de programas, contatos e páginas recentemente visitadas. Quem se acostumar com esse novo paradigma logo vai inicializar programas só digitando as duas primeiras letras, sem ter que lembrar de atalhos, economizando preciosos décimos de segundo para levar o ponteiro do mouse ao ícone.

Se você quer buscar só entre os aplicativos, e ver as opções em uma mesma tela, pode digitar a (tecla) windows +Q; windows +I abre as configurações e windows +V alterna entre as notificações ativas. Há atalhos bem avançados para os usuários que maximizam a produtividade com mais de um monitor em aplicações em tela cheia: windows +PageUp ou PageDown move o aplicativo atual para o monitor da direita ou esquerda e windows +P joga a imagem da tela atual para um outro monitor ou projetor. E alguns atalhos de versões anteriores permanecem ativos, e se você não conhece, tente memorizar alguns. É possível que você desconheça alguns úteis. Você sabia, por exemplo, que a tecla windows +M minimiza todas as janelas no modo desktop e windows +L colocam o PC em modo de espera? Dê uma olhada neste guia da Microsoft, memorize alguns atalhos e pratique.

Um “meio do caminho” entre o toque e os atalhos do teclado é usar o touchpad. Cada vez mais pessoas usam o Windows em notebooks, e foi-se o tempo onde era necessário um mouse para deixar a experiência palatável. Com o Windows 8, você poderá usar recursos do touchpad – especialmente nos computadores mais novos – nunca vistos antes. Pense neles como atalhos com gestos: há os mais conhecidos, como o movimento de pinça para dar zoom e a rolagem vertical com dois dedos. Mas há três gestos-novidades: deslizar o dedo da borda esquerda para a direita do touchpad e você volta para o último aplicativo aberto. Deslizar o dedo no sentido contrário e você traz o menu lateral do “Charm”, com opções de busca, compartilhamento e notificações. E deslizar de cima para baixo mostra o menu superior do aplicativo. Tudo bastante intuitivo.

Ou seja, o Windows 8 traz uma experiência excelente para telas touchscreen. Mas, com as teclas de atalho, e com os novos recursos dos touchpads, quem estiver usando um notebook convencional também poderá disfrutar das novidades sem problema.

O Windows 8 terá um incrível suporte aos gestos, possibilitando aos fabricantes de PCs e periféricos incluir novas funcionalidades ao – desculpem o clichê – alcance dos dedos. Ficou confuso com as possibilidades? Não se preocupe. Assim que você instalar o sistema poderá assistir alguns vídeos exemplificando as funcionalidades.