Todo garoto de 15 anos é apaixonado por algo. Quando era adolescente, o que mais gostava era jogar videogame e fazer o mínimo de interação humana possível. Já a paixão de Alex Jason é a Apple.

O site Cult of Mac conversou com o Alex, um garoto de 15 anos do Maine, nos Estados Unidos, que começou a colecionar itens descartados da Apple quando tinha 10 anos. Agora, após 5 anos, ele se tornou um dos 20 maiores colecionadores de itens da Apple do mundo, segundo Jonathan Zufi, autor do livro fotográfico iConic, que remonta a história visual dos dispositivos da marca da maçã.

Boa parte do acervo foi comprado com dinheiro acumulado pelo garoto por aparar a grama dos vizinhos. Após reparar que o hobby estava começando a virar algo sério, o pai do garoto, Bill Jason, começou a ajudá-lo financeiramente.

Apesar de sua coleção, asseguramos que Alex não será personagem de algum episódio de “Hoaders” (Acumuladores). Em vez disso, ele quer mostrar sua coleção ao mundo. Atualmente, ele mantém seu acervo em um espaço cedido por uma biblioteca.

Nós não estamos falando de alguns iPhones e de meia-dúzia de iPods. Segundo o Cult of Mac, Alex tem alguns protótipos, manuais de código, Newtons, um Apple 1 e até um computador Next — acho que nem o Steve Jobs tinha um computador NEXT. A ideia do adolescente é abrir o museu ainda quando estiver no ensino médio. Faltam ainda algumas reformas, conseguir arredomas e um sistema de segurança para expor publicamente as peças.

Veja abaixo parte do acervo do Alex Jason.

Clique aqui para ver as imagens ampliadas.

[Cult of MacAlex’s Apple Orchard]