_Tecnologia

Geekie – Como usar a tecnologia para prover atenção individualizada para cada aluno

Desde o aluno mais fraquinho até o grande gênio da classe — em algum momento todos vão acabar passando por dificuldades de aprendizagem, sejam elas grandes ou pequenas. Todo estudante tem seu calcanhar de Aquiles, mas alguns têm mais jogo de cintura para lidar com ele e recuperar o tempo perdido. Pensando nisso, nos pais […]

Desde o aluno mais fraquinho até o grande gênio da classe — em algum momento todos vão acabar passando por dificuldades de aprendizagem, sejam elas grandes ou pequenas. Todo estudante tem seu calcanhar de Aquiles, mas alguns têm mais jogo de cintura para lidar com ele e recuperar o tempo perdido. Pensando nisso, nos pais que começam a arrancar todos os cabelos da cabeça quando seus filhos vão mal na escola e nos professores que nem sempre conseguem diagnosticar com exatidão quais são os déficits de compreensão dos alunos, Claudio Sassaki desenvolveu uma ferramenta chamada Geekie.

Criado no final de 2011, o Geekie ajuda o aluno a aprender enquanto aprende sobre o aluno. Através de testes e exercícios, o Geekie monitora o ciclo de aprendizado do aluno e consegue medir quais são as dificuldades do estudante e os pontos que precisam ser revistos e reforçados. Uma senhora mão na roda, tanto para quem estuda como para professores que simplesmente não conseguem dar atenção individual aos trinta alunos de uma turma escolar comum.

A ideia cresceu tanto que acabou se tornando uma empresa e passou a oferecer novas funcionalidades, como simulados, avaliações de preparação para o ENEM e muito mais. A ferramenta já está sendo utilizada por escolas da rede pública e privada como auxílio para os professores, coordenadores e alunos. Entrevistamos Claudio Sassaki, o criador do Geekie, para entender melhor como funciona essa ferramenta que pode ser de imensa ajuda para estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Como surgiu a ideia de desenvolver o Geekie? Como foi o processo de desenvolver a ferramenta e com que tipo de profissionais você contou para conseguir criar os serviços que a Geekie oferece?

Eu e Eduardo Bontempo fundamos a Geekie no final de 2011. Conheci Eduardo no mercado de investimentos e desde aquela época compartilhávamos a paixão por educação, por questões pessoais: nós dois tivemos pais professores que valorizaram muito nossa educação, então alimentávamos esta vontade de retribuir à sociedade as oportunidades que tivemos.

Começamos a nos aprofundar na questão do ensino adaptativo, um assunto que na época era muito recente nos EUA e no Brasil. Pouca gente estava antenada no que estava acontecendo em termos de evolução tecnológica nessa área. Juntos, amadurecemos a ideia e, a partir de muitas pesquisas, chegamos perto do que a Geekie é hoje.

O principal foi nos cercar de pessoas muito boas, que tiveram sucesso em inúmeras áreas. Elas nos ajudaram a cortar caminho e evitar alguns erros que provavelmente cometeríamos. No início, quando fomos diretamente às portas das melhores universidades do país convidando os talentos, a busca era por pessoas com propósito parecido com nosso e superqualificadas. Atualmente temos um time de peso, com profissionais com background do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do ITA, da Unicamp, da USP, da FGV e de várias outras boas universidades.

Como funciona o Geekie Lab? Como funciona o sistema que permite que ele identifique as dificuldades do aluno?

A tecnologia da plataforma é baseada num preceito simples: quanto mais um aluno utiliza a plataforma, mais ela aprende sobre ele, e sugere exercícios personalizados de acordo com a curva de aprendizagem daquele aluno. Isto é possível porque as ações realizadas pelos alunos na plataforma geram dados que são capturados pelo módulo de Inteligência. Este processo acaba refletindo em todos os outros módulos do Geekie Lab. O ciclo virtuoso de monitoramento que se adapta à experiência de estudantes faz do Geekie Lab a primeira plataforma de aprendizagem adaptativa do Brasil.

O processo é individual ou existe um esquema de turmas?

Os níveis de proficiência bem como as missões indicadas são geradas individualmente, mas os professores podem optar por visualizar estes diferentes níveis de proficiência em um esquema de turmas, possibilitando, por exemplo, que ele tenha uma mapeamento geral sobre como sua classe está se desenvolvendo em relação a conteúdos específicos. O diretor da escola também pode visualizar o mapeamento de todas as turmas de sua instituição, assim como os dirigentes escolares de uma cidade, estado ou país podem acessar os indicadores de todas as escolas coordenadas por eles.

O Geekie Lab se adapta ao currículo/material didático da escola ou existe uma metodologia de ensino própria? Qual é a infraestrutura tecnológica que a escola precisa possuir para poder usar o Geekie?

Sim, o Geekie Lab pode se adaptar a diferentes tipos de conteúdo. Em aplicação lançada em parceria com o ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), o Geekie Lab atua como uma plataforma de ensino online com conteúdos de português e matemática que prepara jovens de alto potencial, provenientes de famílias de baixa renda, para melhores oportunidades no ensino médio.

Outro exemplo de iniciativa é o Geekie Games, onde o Geekie Lab é disponibilizado gratuitamente para alunos de todo Brasil que querem se preparar para o ENEM, além de professores de escola pública que podem postar conteúdo, recomendar aulas e acompanhar relatórios de seus alunos e classes. No caso do Geekie Games, todo o conteúdo disponível no Geekie Lab baseia-se na matriz de referência do próprio exame nacional, e justamente pela pertinência a esta matriz, somos a única plataforma de ensino adaptativo credenciada pelo MEC. A escola precisa oferecer conexão de internet Banda Larga entre 8 e 20 Mbps de velocidade e disponibilidade de computadores para que os alunos trabalhem individualmente na plataforma.

Vocês atuam tanto no setor público quanto no privado. Quais são as principais diferenças? Vocês precisaram fazer algum tipo de adaptação na ferramenta para conseguir trabalhar com os dois setores?

A infraestrutura tecnológica é a principal diferença. Nossa principal adaptação foi possibilitar o acesso mobile à plataforma, entendendo principalmente a crescente penetração destes equipamentos na rede pública.

Qual é o papel do professor no uso do Geekie? Como ele pode utilizar a ferramenta? Os professores num geral estão preparados para utilizá-la?

O papel dos professores é fundamental. Acreditamos em um modelo de ensino híbrido onde atividades online e offline se complementam. Uma vez que as plataformas adaptativas fornecem informações detalhadas sobre o desenvolvimento individual de cada aluno, de um grupo de alunos ou da classe, torna-se possível que o professor ofereça uma aula que atenda a todos os alunos, e não apenas a um grupo específico. A partir da análise dos relatórios gerados pelo uso da plataforma é possível desenvolver uma série de atividades personalizadas para cada aluno, gerando um aproveitamento muito mais inteligente do tempo em sala de aula.

Como tem sido o feedback dos alunos?

Muito positivos e inspiradores. Principalmente no Geekie Games, projeto que disponibiliza o Geekie Lab gratuitamente para alunos e professores com foco no ENEM. Neste caso, a ferramenta representa muitas vezes a conquista de uma grande oportunidade e muitos alunos fazem questão de entrar em contato para nos agradecer:

“Parabéns por tudo, desde a prova até o resultado, tudo ficou ótimo, bem feito e com certeza ajudou muita gente no preparo para o ENEM, obrigada.”

“Obrigado Geekie. Este simulado me ajudou a visualizar o que ainda está faltando para completar a minha vitória. Sou muito grata e que cada vez mais vocês possam ajudar a nós ‘pobres vestibulandos'”.

“Obrigado Geekie, vocês estão sendo muito importante na minha preparação para o Enem. Se Deus quiser vou conseguir a minha tão sonhada vaga e vou ter o orgulho de dizer que vocês tiveram participação no meu resultado!”

Como são desenvolvidas as questões do Geekie Teste e como têm sido os resultados da aplicação dele?

As questões são elaboradas por nossa rede de elaboradores de itens (questões). Todos os itens passam por avaliação conceitual e pedagógica do nosso time interno de avaliação. Depois de aprovados, os itens são pré-testados para que analisemos como eles respondem aos parâmetros da TRI (Teoria de Resposta ao Item) que é o que garante que nossa plataforma seja adaptativa e apenas os itens que respondem bem a estes critérios sejam utilizados no Geekie Teste.

Os resultados têm sido ótimos. Iniciamos um projeto piloto em 2012 com 6 escolas. Em 2013 avançamos para 60 e este ano já estamos em mais de 100. O sucesso se deve principalmente ao fato que a ferramenta permite a professores e dirigentes terem acesso a um relatório detalhado sobre as fortalezas e pontos fracos de seus alunos e também visualizações macros como a classe e a escola.

Somente escolas podem utilizar o Geekie? Existe algum modo de pais interessados adquirirem o sistema para usar com seus filhos?

O Geekie Lab é comercializado exclusivamente para escolas e instituições de ensino em geral. Dentro da plataforma, os pais dos alunos que possuem acesso via escola ou instituição encontram a funcionalidade de acompanhar os relatórios de desempenho de seu filhos. Entretanto, durante o período do Geekie Games, com objetivo exclusivo de se preparar para o ENEM a plataforma fica disponível gratuitamente para todos os interessados independente de estarem ou não vinculados a uma escola.

Para saber mais sobre o Geekie, acesse o site da empresa.

Sair da versão mobile