_Microsoft

Gerente da Microsoft diz que visual do Windows 7 é inspirado no Mac OS X; Microsoft desmente

O Windows 7 recebeu algumas críticas por ter elementos da interface gráfica parecidos com os do Mac OS X, mas com certeza um não é cópia do outro. Alguém precisa avisar isso para o gerente de grupo de parceiros da Microsoft, Simon Aldous — olha só o que ele disse:

O Windows 7 recebeu algumas críticas por ter elementos da interface gráfica parecidos com os do Mac OS X, mas com certeza um não é cópia do outro. Alguém precisa avisar isso para o gerente de grupo de parceiros da Microsoft, Simon Aldous — olha só o que ele disse:

O que tentamos fazer com o Windows 7 — seja no formato tradicional ou no formato touch — é criar um visual e sensação do Mac em termos de gráficos.

O Windows 7 e o Snow Leopard podem ter algumas semelhanças na interface do usuário, mas com certeza não têm nenhuma no design gráfico: a estética leve e azul-celeste do Windows 7 usa e abusa de transparências, enquanto o Snow Leopard traz o OS X para um visual com muito cinza mais ágil e eficiente, que combina com os computadores da Apple. Sim, a barra de tarefas do Windows 7 é inspirada no Dock do Mac, mas nem aí elas são parecidas. Aí Simon fala isto:

Nós melhoramos significantemente a interface gráfica do usuário, mas ela está baseada na tecnologia bastante estável do Vista no núcleo [do sistema operacional], que é muito mais estável que a atual plataforma Mac, por exemplo.

Como é que é? Bem, Aldous não é designer nem desenvolvedor: ele trabalha com parceiros da Microsoft — vendas, basicamente. As citações dele têm certo tom de autoridade, mas são bem estranhas e não as consideramos oficiais, porque ninguém na equipe da Microsoft diria absurdos assim.

Eles diriam o contrário, e disseram mesmo: rapidamente a Microsoft respondeu em um post do blog do Windows, intitulado "Como nós de fato criamos o visual e sensação do Windows 7". A resposta direta aos comentários de Simon foi curta e grossa:

Odeio dizer isso sobre um dos nossos, mas os comentários dele foram imprecisos e desinformados.

Hoje deve ter sido um dia bem interessante (ou constrangedor) para Simon Aldous, hein? [PCR via AppleInsider; Windows Blog]

Sair da versão mobile