A Microsoft liberou um novo app para o Windows Phone. Chamado Gestures, e ainda em estágio beta, ele praticamente não tem interface, mas dá novos poderes ao smartphone na hora de lidar com chamadas. Quais? Gestos!

Ao instalar o Gestures, seu Windows Phone ganha quatro novas funções baseadas em gestos:

  • Silenciar uma chamada colocando o smartphone com a tela para baixo em uma superfície plana.
  • Atender uma ligação levando o smartphone ao ouvido.
  • Alterar para o viva-voz colocando o smartphone com a tela para cima em uma superfície plana durante uma chamada.
  • E deixar o microfone mudo durante uma chamada, colocando o smartphone com a tela virada para baixo.

Gestures BetaO cara do vídeo parece meio bravo, mas são recursos bem legais! Alguns smartphones Android, como os da linha Galaxy S, tem alguns desses gestos nativos. É bom ver um pouco de amor ao Windows Phone num momento tão delicado – recentemente alguns entusiastas da plataforma tornaram pública a insatisfação com um suposto descaso da Microsoft.

Segundo a Microsoft, o Gestures Beta tem “funcionalidades limitadas” quando usado nos Lumias 530, 630 e 635, provavelmente devido à falta de alguns sensores e/ou poder de processamento desses smartphones de entrada. Em qualquer aparelho, é preciso reiniciar o smartphone para que o app comece a fazer efeito. Ah, Windows…

O The Verge diz que este app pode ser uma espécie de prévia ou versão de testes para funções similares que serão incorporadas ao Windows 10. Esses gestos se somarão a outras formas inovadoras de interação, incluindo o “MixView”, que permite aos usuários expandir os blocos dinâmicos da tela inicial para exibir mais informações. No dia 21 de janeiro a Microsoft mostrará a versão para consumidores do Windows 10 para computadores e especula-se que no mesmo evento a para smartphones, que sucederá o Windows Phone 8.1 Update, deverá aparecer também. [Microsoft via The Verge]