_Tecnologia

Este arquivo online coleciona “GIFs” animados do século XIX

Richard Balzer, um americano de 69 anos, criou um museu online marcante das primeiras animações e brinquedos ópticos dos séculos XVIII e XIX: fenacistoscópios, praxinoscópios, zootropos e mais! De acordo com o Verge, o processo de transformar uma coleção de objetos físicos efêmeros em um arquivo online foi difícil. Balzer trabalhou com um animador durante […]

Richard Balzer, um americano de 69 anos, criou um museu online marcante das primeiras animações e brinquedos ópticos dos séculos XVIII e XIX: fenacistoscópios, praxinoscópios, zootropos e mais!

De acordo com o Verge, o processo de transformar uma coleção de objetos físicos efêmeros em um arquivo online foi difícil. Balzer trabalhou com um animador durante anos para digitalizar apenas uma parte da coleção, acumulada ao longo de quatro décadas em mercados de pulgas e antiquários de todo o mundo.

Esses arquivos digitais já estão disponíveis, em forma de GIF, em um excelente Tumblr dedicado ao tema – visite-o aqui.

O arquivo da Balzer possui de tudo, indo até ao mais bizarro: crianças saltando na boca de leões em um zootropo de 1870; um carrasco sorridente decapitando Satanás; e coisas do tipo. Aparentemente, os GIFs reúnem tudo de estranho há muito mais tempo do que a gente imaginava…

Visite o museu online aqui: [Dick Balzer Museum via Verge]

Sair da versão mobile