_Tecnologia

Gigante dos blogs vai fiscalizar política ao desembarcar no Brasil

Ele é um dos 100 sites mais visitados do mundo. Ele foi adquirido pela AOL por US$315 milhões em fevereiro, e desde então vem se expandindo para Canadá e Reino Unido. E o próximo destino será o Brasil: em novembro, teremos o Huffington Post em português. O site envolve um misto de agregação de notícias, […]

Ele é um dos 100 sites mais visitados do mundo. Ele foi adquirido pela AOL por US$315 milhões em fevereiro, e desde então vem se expandindo para Canadá e Reino Unido. E o próximo destino será o Brasil: em novembro, teremos o Huffington Post em português. O site envolve um misto de agregação de notícias, acervo de blogs, comentários dos leitores e também reportagens originais. Arianna Huffington, cofundadora do HuffPo, promete dar grande atenção à política, e ir além de Brasília.

Arianna disse que é importante cobrir notícias no Brasil de forma ampla e descentralizada, e que a política deve ter atenção especial – o HuffPo deve acompanhar as relações entre políticos e dinheiro público. Mas não só: assim como na versão americana, o HuffPo terá diversas editorias: “queremos cobrir tudo, como política, culinária, música”, afirma Arianna.

E por que o Brasil anda chamando a atenção dos grandes blogs? Arianna diz ao jornal O Globo que quer “contar a historia da virada do Brasil”. Na InfoTrends, ela diz que “o Brasil está vivendo o American Dream, com as pessoas saindo da pobreza e realizando os seus sonhos”. Em entrevista à Folha, Arianna explica que o crescimento da classe média cria “uma tamanha explosão de criatividade e atividade econômica que… torna o Brasil o lugar onde tanto as empresas de mídia como as de publicidade querem estar”.

Arianna diz que o “Huffington Post Brasil” por enquanto tem apenas um grande parceiro, mas será uma plataforma de divulgação para blogs locais, grandes ou pequenos, e o foco será divulgar conteúdo já produzido no Brasil. O site será em português, mas planeja-se traduzir conteúdo nacional para criar uma versão em inglês.

O Huffington Post já se envolveu em algumas polêmicas nos EUA: por praticamente copiar artigos de outros sites; por usar os serviços dos blogueiros de graça (que recebem apenas exposição no HuffPo); e por abusar de técnicas para chamar a atenção de buscadores como o Google. Bem, o Huffington Post é um gigante dos blogs: será interessante ver como ele se adapta ao Brasil. [Info]

Sair da versão mobile