Giz Explica: Por que o seu estômago ronca

A humanidade tem se intrigado com o barulho que vem dos nossos estômagos por tanto tempo que até mesmo os antigos gregos criaram um nome para isso: borborygmi. Uma palavra que tenta reproduzir o som desse ronco. O barulho de verdade é estranho e algumas vezes constrangedor, então nós decidimos ir a fundo nisso. O […]

A humanidade tem se intrigado com o barulho que vem dos nossos estômagos por tanto tempo que até mesmo os antigos gregos criaram um nome para isso: borborygmi. Uma palavra que tenta reproduzir o som desse ronco.

O barulho de verdade é estranho e algumas vezes constrangedor, então nós decidimos ir a fundo nisso. O que é que faz o nosso estômago gritar?

A fome é certamente um fator. Quando você fica sem comer nada por algumas horas, os receptores nas paredes do seu estômago acionam o hormônio grelina para despertar a fome, que avisa o seu cérebro que o cano está vazio. Existem outras coisas, como pouco açúcar no sangue, que também mandam essa mensagem. E o seu cérebro, sendo o chefe, decide resolver esse problema liberando o hormônio orexina, que diz para o seu estômago que deve estar na hora de enchê-lo de novo.

É o hipotálamo, que está encarregado de funções de manutenção do corpo como controlar a fome, a temperatura corporal e o seu desejo sexual, que leva o crédito por “ativar” aquele desejo do tipo traga-me um hambúrguer. Isso acontece por etapas.

Primeiro o hormônio faz com que os músculos do seu estômago se contraiam. Ácidos e outros fluidos digestivos são lançados no seu estômago e intestinos para preparar o espaço para a próxima refeição. As contrações movem-se em uma formação anelar ao longo de todo o seu intestino, forçando o resto de muco, comida e bactérias para fora dessa área. Essas contrações produzem vibrações, que são responsáveis por fazer o barulho. Os roncos podem durar por 20 minutos e se repetirem a cada uma ou duas horas, até que você coma alguma coisa.

Mas os barulhos não ocorrem apenas quando você precisa de comida, apesar deles soarem mais alto quando a barriga está vazia; eles acontecem quando você comeu também. Os músculos que se contraem no seu estômago e intestino delgado também são responsáveis por misturar a comida com gás e fluidos. Essas contrações se movem para baixo do trato intestinal em direção à saída alguns centímetros de cada vez. E apertar toda essa comida/gás/líquido também faz com que os músculos do seu estômago vibrem, e isso produz um barulho mais moderado.

A má notícia é que não tem como dizer para ele se acalmar. Com fome ou sem fome, você vai ter que aturar essa confusão no seu estômago.

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas