Uma casa que funcione com a energia elétrica vinda de um… Carro. Sim!

Nesta terça-feira (8), a General Motors (GM) anunciou uma nova parceria e um programa piloto com a empresa de energia Pacific Gas and Electric Co. que tem o objetivo usar carros elétricos para abastecer residências nos EUA.

Em comunicado, a montadora anunciou que lançará o projeto para testar um sistema de carregamento bidirecional em seus carros elétricos.

O programa acontecerá na área de serviço da empresa de energia elétrica, que inclui o norte e o centro da Califórnia, e visa apoiar as metas do estado de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Os novos carros EVs da GM já suportam carregamento bidirecional e podem enviar energia de volta para as casas em vez de receber apenas eletricidade.

A proposta da GM é que os seus veículos elétricos também sirvam como um gerador de suporte para as residências de seus donos, entregando energia em momentos de queda de energia ou até mesmo durante manutenções na rede elétrica.

“Este não é apenas um grande avanço para a confiabilidade elétrica e resiliência climática, é mais uma vantagem dos EVs movidos a energia limpa, que são tão importantes em nossa batalha coletiva contra as mudanças climáticas”, disse Patti Poppe, CEO da PG&E.

Alguns testes de laboratórios já foram feitos e agora as empresas levararão a experiência para um pequeno grupo de residências de clientes, para receberem energia de um veículo elétrico quando a energia parar de fluir da rede elétrica.

“Nossas equipes estão trabalhando para escalar rapidamente este piloto e trazer tecnologia de carregamento bidirecional para nossos clientes”, disse Mary Barra, presidente e CEO da GM, Mary Barra.

As empresas não falaram quantos e quais e quantos carros farão parte dos primeiros testes, apenas que o projeto começa no verão norte-americano.

Vale ressaltar que os próximos veículos da fabricante, o Hummer EV e Silverado EV, conseguirão carregar outros equipamentos, incluindo outros carros elétricos.