_Gmail

Gmail vai abandonar suporte ao ActiveSync e a Microsoft está surpresa com isso

Na semana passada o Google anunciou que vai abandonar o suporte ao protocolo Exchange ActiveSync das contas do Gmail. A Microsoft, diretamente afetada pela mudança, disse que está surpresa com a ação e sugeriu que as pessoas criem contas no Outlook.com. O Exchange ActiveSync é um protocolo que facilita a configuração de email e transfere […]

Gmail fora do ar? Não priemos cânico!

Na semana passada o Google anunciou que vai abandonar o suporte ao protocolo Exchange ActiveSync das contas do Gmail. A Microsoft, diretamente afetada pela mudança, disse que está surpresa com a ação e sugeriu que as pessoas criem contas no Outlook.com.

O Exchange ActiveSync é um protocolo que facilita a configuração de email e transfere contatos e calendários para smartphones.

O fim do suporte vai dificultar a configuração de contas do Gmail no Windows 8, RT e no Windows Phone. E lembrando que o Google também não tem planos de desenvolver apps nem para Windows 8 nem para o WP8, a situação fica difícil para quem quer usar a plataforma da Microsoft e os serviços do Google.

Em um post no blog do Outlook.com, Dharmesh Mehta disse estar “muito surpreso” com a ação do Google e indica que a Microsoft ainda não tem um plano para solucionar os problemas que os usuários da suas plataformas terão a partir dos próximos meses. Para evitar transtornos, ele sugeriu que as pessoas migrem para o Outlook.com, afirmando que com ele você pode ter “a melhor experiência de email em todos os seus dispositivos”.

O The Verge diz que a Microsoft está estudando formas de facilitar a configuração de contas do Gmail em suas plataformas ao mesmo tempo que tenta entender como isso pode afetar seus sistemas operacionais no futuro – afinal, muita gente que usa o Gmail não vai aceitar mudar para o Outlook só por causa disso.

O iPhone também usa o ActiveSync em seu cliente padrão de email, mas a perda é menor para quem usa os aparelhos da Apple, já que existe um app bem bacana do Gmail para ele.

O fim do suporte ao Exchange ActiveSync será no dia 30 de janeiro. A mudança vai afetar apenas as contas novas, e as já configuradas continuarão funcionando normalmente. [Outlook Blog via The Verge]

Sair da versão mobile