_Google

Gmail enfim terá opção para agendar e-mails embutida no serviço

Em comemoração aos 15 anos de seu serviço de e-mail, o Google anunciou duas novidades importantes, entre elas o agendamento de e-mails

Divulgação/Google

O serviço de e-mail onipresente do Google já existe há 15 anos, e, para celebrar isso, o Gmail está recebendo alguns importantes novos recursos.

A primeira grande novidade é uma coisa que as pessoas têm pedido há anos: a possibilidade de agendar e-mails. Agora, quando você tiver terminado de escrever um e-mail no Gmail, em vez de simplesmente apertar o botão de enviar, você também terá a opção de determinar um horário específico para que a mensagem seja enviada, incluindo sugestões como “amanhã de manhã” ou “segunda-feira”.

Um dos principais objetivos por trás do novo recurso de agendamento do Gmail é ajudar as pessoas a ter um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e vida pessoal. A ideia é que você use a função para evitar o envio de e-mails de trabalho tarde da noite, o que estressa seus colegas de empresa.



A outra grande adição do Gmail é a expansão do recurso de respostas inteligentes (Smart Compose) para as versões móveis do serviço. O Gmail para Android será o primeiro app móvel a receber a atualização, com o Smart Compose programado para chegar para o iOS mais tarde. Com o Google acrescentando suporte para quatro novos idiomas (espanhol, francês, italiano e português), a funcionalidade não será limitada a usuários que falem inglês.

O Google também alega que acrescentou ao recurso a capacidade de aprender e se adaptar ao seu estilo de escrita único, de forma que, se existe algum cumprimento ou início de conversa que você prefira, como “e aí, time”, essa frase apareça como uma das várias sugestões do Smart Compose. Além disso tudo, a funcionalidade agora conseguirá analisar o corpo do texto para sugerir um assunto relevante para o e-mail.

Muitos dos recursos que o Google acabou de adicionar ao Gmail também estão disponíveis na extensão de navegador Boomerang, incluindo o agendamento de e-mail e a digitação preditiva. No entanto, considerando que o Boomerang deu problema para pelo menos alguns dos meus colegas de trabalho recentemente, é um bom momento para ter essas opções de forma nativa no Gmail.

Além dessas atualizações para o 15º aniversário do Gmail, o Google fez uma série de outras adições recentes ao serviço, como trazer ações de arrastar personalizáveis para o Gmail no iOS, uma interface de desktop mais dinâmica que permite ao serviço combinar coisas como comentários de um documento do Google Docs em um único tópico, e conteúdo mais rico que permite que os e-mails se comportem mais como sites vivos em vez de newsletters estáticas.

Embora essas mudanças sejam geralmente bem-vindas ao Gmail, elas ainda podem não ser suficientes para acalmar a raiva dos usuários do Google Inbox, que estão programados para perder o acesso ao aplicativo nesta terça-feira (2), quando a empresa desliga o serviço para sempre. Embora tenha 15 anos nas costas, é provavelmente seguro dizer que, diferentemente do Inbox, o Gmail não seguirá no futuro previsível o mesmo caminho da série de serviços mortos pelo Google.

Sair da versão mobile