Quem nunca apertou o botão “Enviar” e logo depois lembrou que precisava escrever alguma coisa a mais na mensagem ou que havia alguma informação errada, não é mesmo? Para evitar problemas desse tipo, o Gmail já disponibiliza na web e no iOS um botão “Desfazer” quando você envia um e-mail. Agora, ele está disponível também no Android.

O novo Gmail está entre nós – veja como ativar
Saiba como ativar o novo modo offline do Gmail

Segundo o Android Police, o botão fica disponível por 10 segundos depois de executar o envio. Quando você está mandando um e-mail para outro Gmail, o Google pode removê-lo da caixa do destinatário. Já quando a mensagem é para um endereço de outro provedor, há um atraso no envio — ela fica na caixa de saída, esperando para ver se você cancela ou não.

A novidade não apareceu em nenhum changelog, então não sabemos se ela é uma atualização do app ou uma mudança feita no servidor. Por aqui, com a versão mais recente do app instalada (Gmail 8.7.15.206199545.release) ela funcionou no meu Gmail pessoal depois de limpar o cache do app e forçar a parada.

Mesmo assim, o recurso não funcionou em outra conta de domínio personalizado que usa o G Suite — assim como outras atualizações, talvez demore um pouco mais para contas corporativas e acadêmicas receberem os novos recursos.

Seja como for, é muito bom saber que, em breve, todos nós poderemos corrigir alguns erros antes de enviar e-mails — desde que você perceba os erros em menos de 10 segundos.

[Android Police via TheNextWeb]