O Gmail, serviço de email do Google, atingiu a marca de 10 bilhões e instalações no Android. Com isso, o aplicativo se torna o quarto do Google a conseguir o feito, após Google Play Services, YouTube e Maps.

Lançado em 2004, a plataforma de e-mail do Google cresceu em popularidade nos últimos anos. E um dos motivos dessa crescente são os vários novos recursos ao Gmail. O mais recente  é uma atualização do recurso “desfazer envio”, que permite que os usuários recuperem e-mails enviados em intervalos de tempo diferentes.

Esse recurso foi lançado com espécies de temporizadores, onde os usuários têm algumas opções de prazos para cancelar o envio — que agora vão de 5 a 30 segundos, para lembrar e deletar a mensagem enviada. Antes, a única opção era a de 5 segundos. O novo recurso está disponível no Gmail para Web e nos aplicativos de iOS e Android.

Além dessa novidade, o Gmail também expandiu seus serviços no ano passado ao oferecer recursos para iniciar conferências do Google Meet, verificar o Google Agenda e acessar outros aplicativos do Google Workspace sem sair do Gmail.

Assine a newsletter do Gizmodo

Tudo indica que um dos próximos apps do Google a atingir essa marca seja o Chrome. Outro potencial app que pode atingir a marca, falando agora da concorrência, é o Facebook de Mark Zuckerberg. Vale considerar que o Gmail vem pré-instalado na grande maioria dos celulares Android. Ainda assim, o feito é notável.