_Tecnologia

Gmail aumenta de 5 para até 30 segundos o tempo para cancelar envio de mensagem

Mandou e-mail sem querer? Nova atualização do Google vai resolver esse problema

Imagem: Unsplash/Reprodução

O Google começou a implementar uma atualização no Gmail que permitirá configurar o período de desfazer o envio de um e-mail para até 30 segundos –hoje é de 5 segundos.

O recurso oferece a oportunidade de cancelar uma mensagem enviada acidentalmente ou quando o usuário lembra de incluir uma informação extra ou anexo após clicar no botão “enviar”.

Desde 2015, o Gmail já oferecia a função “desfazer”, tanto para a versão web quanto para o aplicativo móvel. Ao clicar em “enviar”, uma mensagem surge na tela oferecendo a opção “desfazer”. Entretanto, por padrão, a mensagem sumia em apenas cinco segundos.

Com a nova atualização, será possível definir o tempo de espera para o envio definitivo da mensagem para 10, 20 ou 30 segundos.

Como configurar o “Desfazer envio”

Após a atualização, a função pode ser ativada na versão web do Gmail por meio do menu “Configurações” e “Ver todas as configurações”. Basta rolar a página procurando pela função “Desfazer envio”.

Já no aplicativo para celular, basta acessar as “Configurações”, ativar a opção “Desfazer envio” e selecionar o período de cancelamento.

A nova atualização deve ser liberada aos poucos para os usuários, conforme os apps passarem por atualização.

Enquanto espera pela novidade, o usuário pode ativar o recurso “Confirmar antes de enviar”. Assim, o envio só é concluído se o usuário confirmar a ação.

Sair da versão mobile