_Gmail

Gmail e Gtalk sofrem instabilidade em vários países (atualizado)

O Gmail de repente ficou lento? O acesso ao Gtalk se tornou difícil ou impossível? O Gmail nem abre mais aí no seu computador? Você não é o único. ATUALIZAÇÃO: Tanto o Gmail quanto o Gtalk estão normais de novo por aqui. Não dá um susto desses em nós, Google! Usuários do Gmail em vários países […]

O Gmail de repente ficou lento? O acesso ao Gtalk se tornou difícil ou impossível? O Gmail nem abre mais aí no seu computador? Você não é o único.

ATUALIZAÇÃO: Tanto o Gmail quanto o Gtalk estão normais de novo por aqui. Não dá um susto desses em nós, Google!

Usuários do Gmail em vários países dizem no Twitter que o Gmail está fora do ar para eles. Aqui, o acesso também está bem difícil: ou ele carrega sem o Gtalk, ou dá erro 502.

No Android, Gmail e Gtalk também parecem não funcionar. Um e-mail que enviamos a partir do smartphone ainda não chegou ao destinatário (no Outlook). No app do Gtalk, todos os contatos aparecem como offline, mesmo que não estejam.

O TechCrunch acredita que isto se trata de um problema no sistema de autenticação. Além de afetar outros serviços, como Google Play, Google Drive e Google Calendar/Agenda, o problema pode fazer o navegador Chrome travar ao carregar gmail.com. Desativando a Sincronização do Chrome, o bug não aparece.

No site DownRightNow, vemos a provável interrupção do serviço:

Falamos com a assessoria do Google Brasil, que nos orientou a ficar de olho no Painel de status do Google Apps. Por enquanto, não surgiram avisos sobre o Gmail, nem sobre o Gtalk. Eis a declaração do Google sobre o problema:

10/12/12 15:30 Estamos investigando relatos de um problema com o Gmail. Forneceremos mais informações em breve

Há cerca de duas semanas, a maioria dos sites do Google saía do ar no Brasil, por motivos ainda não explicados. Os serviços voltaram ao ar em poucas horas.

Da próxima vez que o Gmail sair do ar, tenha um backup preparado: redirecione todas as mensagens da sua conta para outro serviço de e-mail, como o Outlook ou o Yahoo! Mail. Você aprende a fazer isso aqui e aqui, respectivamente.

Atualizado

Sair da versão mobile