Você está escrevendo um e-mail e precisa daquela informação numa mensagem que chegou ontem. Hoje, você precisa salvar como rascunho e voltar para a caixa de entrada.

Mas o Gmail vai resolver esse problema para você: em breve, a tela de escrita será um pop-up no lado direito – como uma conversa do Gtalk, só que maior, permitindo que você possa ver sua inbox enquanto escreve. Fácil, não?

O Google ainda simplificou os controles para compor mensagens e também para adicionar destinatários, com uma lista de contatos semelhante ao que vemos no Google+.

E você já pode testar: clique no botão “Escrever” e clique no link “nova experiência de escrita”, ao lado do botão “Marcadores”, na parte superior da mensagem.

Se você ainda não vir a nova interface, calma: ela está em testes, e será disponibilizada aos poucos. Enquanto ela não chegar, segue uma dica: clicar em “Escrever”/”Compose” segurando o Shift abre uma nova janela para redigir o e-mail. Não é tão prático, mas quebra um galho. [Official Gmail Blog via Engadget]