“O Google está fazendo alterações no Gmail” não é uma frase que a gente ouve sem sentir um frio na barriga. Mas, desta vez, você pode ficar tranquilo: as novidades são ótimas. Na segunda-feira (11), o Google anunciou que adicionará uma tonelada de novas opções ao menu que aparece quando você clica com o botão direito do mouse em um email.

Atualmente, ele oferece apenas três opções: Arquivar, Marcar como lida ou Excluir. Em breve, você terá praticamente qualquer recurso possível neste pequeno menu a um clique de distância:

Screenshot do Gmail com o menu de clique com o botão direito do mouse aberto, mostrando que ele tem praticamente todas as opções que você encontra no Gmail.

Captura de tela: Google

Tudo o que você realmente precisa saber é que a opção estará disponível em breve. Os usuários no cronograma de lançamento rápido devem começar a vê-lo hoje, e a novidade começará a ser disponibilizada para todos em 22 de fevereiro.

Recentemente, fui forçado a usar a versão redesenhada do Gmail e me vi cada vez mais cedendo espaço para o distópico recurso de preenchimento automático. Por isso, eu não teria imaginado que novas alterações no meu e-mail me deixariam empolgado — vamos combinar, geralmente tudo o que você não quer é que mudem algo a que você está acostumado. Na verdade, esta não é uma grande mudança, e justamente por isso ela é ótima. Clicar com o botão direito do mouse para ter mais opções é natural, e eu sei que vou tirar muito proveito disso.

[Google via The Verge]