O Gmail ganhou suporte a temas em 2008, mas eu parei de usá-los há alguns anos. O principal motivo é que não há contraste suficiente entre as imagens e o texto. Parece que o Google enfim resolveu isto!

>>> Google adiciona oficialmente “cancelar envio” ao Gmail

Agora há três ajustes que você pode fazer ao personalizar sua caixa de entrada. Primeiro, é possível aplicar um plano de fundo escuro ao texto, o que melhora a legibilidade com fotos claras:

Gmail - temas e plano de fundo

Segundo, é possível aplicar uma vinheta, isto é, escurecer as bordas da imagem. Isso deixa as categorias na lateral mais fáceis de ler:

Gmail - temas e vinheta

Se você não gostar das bordas escuras, tudo bem: é possível aplicar desfoque na imagem, o que também melhora a legibilidade:

Gmail - temas e desfoque

(Antigamente, o Gmail permitia criar seu próprio tema e escolher a cor das fontes, mas isso foi removido.)

O Google adicionou centenas de novas fotos em alta resolução, capturadas por funcionários da empresa, para você usar como plano de fundo. Se quiser, você pode enviar suas próprias fotos.

Para alterar o tema, basta clicar na engrenagem que fica no canto superior direito, e escolher “Temas”.

Gmail - emoji nos emails

Além disso, o Gmail agora suporta “emoji para quase todas as ocasiões”, de acordo com o Google. Ao compor um e-mail, você encontrará um botão para inserir todo tipo de emoji na mensagem.

A atualização será distribuída para todos ao longo dos próximos dias. O que você achou? [Gmail Blog]

Foto por Cairo/Flickr