A versão web do Gmail está prestes a receber uma cara nova, além de funções muito mais que bem-vindas.

Como aponta o Android Authority, a atualização deve receber funções do Inbox, como respostas inteligentes e a possibilidade de silenciar o recebimento de emails específicos – assim aquela troca sem fim de emails entre você e seus pais pode te oferecer um respiro.

Google agora pode te dizer com qual obra de arte você se parece — só falta funcionar no Brasil
Como limpar sua conta de Gmail e começar do zero
Nova inteligência artificial do Google pode detectar riscos cardíacos analisando o olho do paciente

Além disso, a reformulação também passará a utilizar as novas e já presentes características de design do Google, como aspectos do material design e o design em bolhas. A novidade também oferecerá uma barra lateral de puglins contendo fácil acesso a diversos apps do Google, como o Calendar e o Keep.

Ademais, o Google também irá renovar para todos os seus usuários o Tasks, que nada mais é que uma lista de tarefas. Ela passará a ser oferecida diretamente dentro da interface do Gmail, tornando mais fácil o controle das suas tarefas diárias. Como informa o Android Authority, este serviço já existia dentro do Gmail, mas a interface não era atualizada há muito tempo.

Confira abaixo algumas das novidades da reformulação do Gmail:

Novos layouts

O Gmail também passará a oferecer três novos layouts.

Créditos: Android Authority

O primeiro layout continua a ser o layout padrão, que mostra qual tipo de anexo está incluído no email, como imagens, apresentações de slides, documentos ou planilhas.

O segundo layout, chamado de “Confortável”, remove todos os ícones mencionados anteriormente para o tradicional ícone de clipe de papel para mostrar que o email contém um anexo.

E, finalmente, o terceiro layout, chamado de “Compacto”, diminuí o espaço em branco vertical.

De acordo com informações do The Verge, a novidade deve ser disponibilizada dentro das próximas semanas. “Estamos trabalhando em grandes atualizações para o Gmail (elas ainda estão em fase de teste”, disse um porta-voz do Google ao Verge.

A Google I/O, a anual conferência que traz as principais novidades da companhia, está agendada para 8 a 10 de maio, então é bem provável que o novo Gmail seja lançado (ou pelo menos oficialmente anunciado) nestas datas.

[Android AuthorityThe Verge]