O Gmail acaba de adicionar um novo recurso que permite a você “anexar” arquivos a mensagens, selecionando-os a partir do Google Drive, o que deve garantir que mesmo anexos gigantes possam ser enviados sem problema.

O Drive permite que você envie arquivos de até 10GB, um tamanho muito maior do que está disponível para anexos tradicionais do Gmail (25MB).

Vale lembrar que a função só estará disponível para quem ativou a nova interface do Gmail para escrever e-mails. Para ativá-la, clique em “Escrever” e depois em ”Experimente a nova experiência de escrita”.

E para usar, é simples: basta clicar no botão “Inserir arquivos usando Drive” ao compor o e-mail, e escolher o arquivo que você deseja enviar.

Desta forma, você pode enviar arquivos que só ficarão acessíveis para certas pessoas. O Gmail verifica se o arquivo foi autorizado para todos os destinatários. Você também pode controlar isso nas configurações do Drive.

Claro, se você é um usuário do Dropbox, você pode obter resultados semelhantes com clientes de desktop como Sparrow e Postbox. O Outlook/Hotmail também possui esta função há algum tempo, com integração ao Skydrive.

Se você ainda não está vendo a função, não se preocupe: ela está sendo distribuída aos poucos, e deve chegar aí em breve.

Gmail e Drive – uma nova maneira de enviar arquivos | Gmail Official Blog