_Cibersegurança

Golpe usa boleto falso do IPTU como isca para roubar dinheiro de paulistanos

Gangue do boleto volta a agir com golpe para enganar quem quer tirar segunda via do IPTU, em São Paulo.

Um golpe descoberto pela Kaspersky Labs tenta enganar moradores da cidade de São Paulo com um falso boleto para pagar o IPTU (Imposto Predial e Território Urbano).

Funciona mais ou menos assim: os golpistas criaram uma página muito parecida com a original para gerar a segunda do boleto. Após a vítima digitar alguns dados, um sistema vai gerar um título falso para  pagamento, que levará o dinheiro direto para a conta dos cibercriminosos.

A título de comparação, o site original é: www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp. O falso (imagem abaixo) era 2viaiptu.com.br.

A tática não é necessariamente nova. Em 2013, segundo a Kasperksy, houve uma disseminação de trojans que alteravam os dados do boleto, no momento que eles eram gerados.

Para evitar cair nesse golpe, a Kaspersky sugere que você: repare no boleto (os do golpe, como esses abaixo, não têm informações pessoais detalhadas, como seu endereço completo) e procure acessar links de sites oficiais (os golpistas, geralmente, pagam links patrocinados para aproveitar pegar quem busca pelo serviço). 

Imagens: Bankerverband (Creative Commons)Kaspersky Labs.

Sair da versão mobile