Google vai exibir alertas em buscas com resultados incompletos ou não-confiáveis

Buscas com assuntos do momento e que carecem de atualização passarão a ter aviso de que os links podem não ser confiáveis.
Imagem: Alastair Pike (Getty Images)
Imagem: Alastair Pike (Getty Images)

O Google confirmou que vai exibir um aviso para os usuários quando estes procurarem notícias de última hora ou assuntos que costumam se desenrolar muito rápido, ganhando novos fatos. O alerta em questão será para informar que os resultados da busca podem não ser totalmente confiáveis no momento e que podem receber atualizações de veículos de confiança a qualquer momento.

Para isso, será exibida a seguinte mensagem (em tradução livre): “Se este tópico for novo, às vezes pode levar algum tempo para que os resultados sejam adicionados por fontes confiáveis”. Dessa forma, a nova busca avisa os usuários de que o tópico em questão está em desenvolvimento. E que, portanto, seus resultados de pesquisa mudam rapidamente conforme mais notícias confiáveis ​​vão sendo divulgadas.

De acordo com Danny Sullivan, responsável pela seção de pesquisa no Google, para determinar quando incluir o aviso, a empresa treinou seus sistemas de software para detectar tópicos de desenvolvimento rápido que têm uma gama limitada de fontes. “Agora mostraremos um aviso indicando que pode ser melhor verificar uma notícia mais tarde, quando informações de mais fontes estiverem disponíveis”, completou.

Segundo o site Recode, o recurso está sendo testado há cerca de duas semanas. Um porta-voz da empresa disse que o aviso está aparecendo apenas em uma pequena porcentagem dos resultados de pesquisa sobre tópicos populares que ainda estão em desenvolvimento. Por enquanto, esses avisos estão disponíveis em inglês apenas para usuários dos EUA, mas o Google planeja expandir a novidade para mais países nos próximos meses.

Sullivan ainda disse que o alerta nas buscas não pretende indicar se os resultados que você está vendo estão certos ou errados — trata-se de um aviso de que informações adicionais podem começar a aparecer nas pesquisas posteriormente. “Quando alguém faz uma pesquisa no Google, tentamos mostrar as informações mais relevantes e confiáveis ​​que podemos. No entanto, recebemos muitas coisas que são inteiramente novas”, disse.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Google contra fake news

Essa é mais uma das várias medidas de verificação de fatos que a companhia tem incorporado nos últimos anos para conter a disseminação de informações falsas e fornecer um contexto importante para tópicos online.

O Google é uma das várias gigantes de tecnologia que trabalham para fornecer mais contexto para o que as pessoas encontram na internet. No ano passado, a companhia adicionou rótulos de checagem de fatos às imagens encontradas por meio do Google Imagens, painéis de conhecimento aos resultados sobre as vacinas contra Covid-19, entre outras atualizações destinadas a melhorar os resultados de buscas.

Mais recentemente, em sua conferência anual para desenvolvedores, em maio, o Google lançou um novo rótulo para resultados de pesquisa — “Sobre este resultado” —, para dar aos usuários dos EUA um contexto importante sobre as fontes que estão vendo. A empresa também disse que trabalha com a Wikipédia para incorporar novas formas de fornecer aos usuários informações básicas sobre sites, incluindo descrições mais curtas.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas