O Google disponibilizou o primeiro beta do Android Q. A versão de testes do sistema operacional móvel traz novidades em privacidade, câmera, interfaces e configurações.

Em privacidade, a principal novidade é a possibilidade de limitar o acesso à localização. Até o Android 9.0 Pie, você podia autorizar um aplicativo a ver onde você está a qualquer momento ou negar essa permissão. No Android Q, você tem uma terceira possibilidade: autorizar o acesso à localização do dispositivo apenas enquanto o app estiver aberto, o que ajuda a prevenir abusos. Isso, aliás, já está disponível no iOS há algumas versões.

Sistema de permissão Android QNovo tipo de permissão “permitir apenas durante o uso do app” no Android Q. Crédito: Google

Também haverá limitações ao que apps podem acessar do armazenamento interno e de informações como número de série e IMEI do aparelho.

O sistema também permitirá que aplicativos requisitem à câmera uma imagem “Dynamic Depth“, com diversos elementos relacionados à profundidade de campo. Assim, apps de fotografia poderão explorar efeitos como o bokeh com mais facilidade.

Pós processamento de imagens no Android QCrédito: Google

Nas interfaces, uma novidade importante é o suporte a telas dobráveis, como tinha sido anunciado ano passado, na mesma época que o primeiro teaser do Galaxy Fold. Também haverá atalhos de compartilhamento, que o Google chama de “Sharing Shortcuts”, e painéis de configurações rápidas sobre a tela — uma espécie de janela pop-up para ligar o Wi-Fi, o Bluetooth ou alguma outra opção, sem precisar ir até a lista completa de configurações.

Pop-up da função Wi-Fi do Android QCrédito: Google

Em conectividade, há um modo performance para conexões Wi-Fi, que tenta diminuir a latência, o que pode ser útil para jogos online e ligações pela internet.

O beta — um primeiro de seis, de acordo com site Android Authority — está disponível para download para smartphones Pixel, desde o primeiro até o 3. Mas esteja ciente de que este é um sistema em fase de testes, voltado para desenvolvedores ou entusiastas dispostos a encarar todo tipo de falha e bug.

[Google via Engadget 1, 2]