
Google anuncia GAIA, modelo de IA brasileiro e otimizado em português
Durante a edição 2025 do Google for Brasil, realizada na manhã da terça-feira (10) na capital paulista, a gigante das buscas anunciou oficialmente o GAIA. É um modelo avançado de inteligência artificial (IA) de código aberto desenvolvido no Brasil e para os brasileiros.
Saiba mais do GAIA, desenvolvido pelo Google
Foi criado a partir do Gemma 3. Este é um modelo de código aberto do Google que utiliza a mesma tecnologia do Gemini 2.0, a IA brasileira passará por um período de testes. Serão em empresas parceiras e repartições públicas, que usarão as capacidades da tecnologia para otimizar seus fluxos de trabalho.
Atualmente, o modelo, que é otimizado para ter bom desempenho especialmente em língua portuguesa, passará por testes no Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) para detectar similaridades em processos, extrair informações e fiscalizar editais.
Além disso, a Unimed Fesp utilizará a plataforma para validação de diagnósticos de discopatia nos prontuários. A discopatia é o desgaste natural dos discos intervertebrais, que funcionam como espécie de amortecedores entre as vértebras da coluna.
As organizações BeNext, BHub e o Centro de Estudos e Sistemas Avancados do Recife (CESAR) também participarão da fase inicial de testes.
Os pioneiros que ensinaram máquinas a aprender e moldaram o futuro da Inteligência Artificial
Entidades fizeram colaboração
O modelo é fruto de uma colaboração entre Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG). Além das startups Amadeus AI e Nama com o apoio do Google DeepMind. Esta é uma divisão focada no desenvolvimento de soluções de IA e aprendizado profundo (deep learning).
Atualmente, a solução está disponível gratuitamente no Hugging Face, o que significa que desenvolvedores, instituições de ensino e pesquisa e empresas de diversas áreas possam testar e adaptar o GAIA para as suas necessidades específicas.
Por fim, o modelo de inteligência artificial também está disponível no Vertex AI Model Garden, do Google Cloud. O que permite sua utilização em ferramentas e serviços baseados em nuvem.