_Google

Google decidiu que tinha muitos apps de mensagem e cortou dois – agora são só cinco

O Google anunciou uma reformulação na organização de seus aplicativos de mensagens. Apesar da tentativa, a bagunça ainda é grande, e pelo menos cinco aplicativos de chat da companhia estarão disponíveis para os usuários. • Parece que o Google vai encerrar o Hangouts para consumidores em 2020 • Google anuncia o fim do GTalk em […]

Michael Hession/Gizmodo

O Google anunciou uma reformulação na organização de seus aplicativos de mensagens. Apesar da tentativa, a bagunça ainda é grande, e pelo menos cinco aplicativos de chat da companhia estarão disponíveis para os usuários.

• Parece que o Google vai encerrar o Hangouts para consumidores em 2020
• Google anuncia o fim do GTalk em último passo da transição para o Hangouts

Basicamente, Allo e Hangouts darão adeus. Este último, no entanto, não irá embora para sempre – o Google decidiu que ele será divido entre Hangouts Chat (para mensagens de texto) e Hangouts Meet (para videochamadas).

Essas duas opções do Hangouts já estavam disponíveis, mas apenas para os usuários do pacote empresarial do Google, o GSuite. A partir de agora, haverá uma transição gradual dos usuários do Hangouts para esses dois aplicativos separados – na publicação oficial da empresa, não há definição de data para o encerramento do app original.

Curiosamente, outro aplicativo para videochamadas, o Duo, continuará disponível.

Isso parece só aumentar a confusão para os usuários, mas pelo jeito é assim que a banda vai tocar. Segundo o Google, o objetivo é “oferecer uma experiência de comunicação mais simples e unificada”.

Aparentemente, todos esses apps são confusos até para eles, já que o Google Voice não foi mencionado na publicação do blog, mas deve continuar funcionando.

Como lembra o ArsTechnica, o Hangouts é o aplicativo de mensagens mais antigo do Google em funcionamento. O app está disponível para Android, iOS e web. Além disso, ele era integrado ao Gmail e tinha também uma extensão para o Chrome. O serviço funcionava para mensagens de texto, chamadas de voz e chamadas de vídeo.

Um aplicativo que permanece e ainda deve viver por bastante tempo é o Mensagens, app de SMS padrão do Android. Ele irá incorporar algumas funcionalidades do Allo, que já tinha tido seu desenvolvimento “pausado” no começo deste ano, e seguir na adoção do padrão RCS. O Allo será descontinuado por completo em março de 2019.

Allo e Hangouts se juntarão ao Google Talk, Google Spaces, Google Wave, Google+ Messenger e Google Buzz no cemitério de aplicativos de mensagens da companhia.

Descansem em paz.

[Google, ArsTechnica]

Sair da versão mobile