O Google+ foi lançado, e o seu visual foi uma das partes mais elogiadas. Sendo um serviço que se espalha por diversas outras áreas do Google (a barra preta com as notificações é visível em todos os serviços), nada mais natural do que usar essa oportunidade para dar uma ajeitada no layout dos outros cômodos da casa.

As maiores mudanças foram sentidas na tradicional página de busca, no Google Agenda e no Gmail, que ganharam novos visuais, inspirados no Google+.

A busca agora conta com uma barra cinza para suavizar a transição da barra preta de notificações para a parte branca dos resultados. O botão de busca também ficou maior, e agora é azul. As URLs dos resultados agora aparecem imediatamente abaixo dos títulos, em vez de abaixo das descrições, e a barra lateral passou a exibir títulos em vermelho e opções em cinza-escuro, com uma organização um pouco diferente (e aparentemente melhor).

Da mesma forma, o Google Agenda agora exibe um visual ainda mais limpo e moderno, menos web-app e mais software, também com toques em vermelho e com a barra cinza superior, além de botões estilizados de maneira semelhante aos do Google+. O Maps também recebeu essa atualização de visual, mas, pela própria natureza do serviço, com menor impacto na usabilidade.

Já o Gmail – na minha opinião, um dos produtos que mais precisava de um visual mais moderno, limpo e leve – ainda não teve o seu layout alterado de fato, mas a equipe do Gmail Blog já fez um post adiantando a adequação ao novo visual e disponibilizando dois novos temas para o serviço (procure por “Preview” e “Preview (Dense)” na aba Temas, dentro das Preferências do Gmail). Estes temas são duas versões prévias do que eles esperam alcançar com o novo visual. Um deles traz os itens da caixa de entrada bem espaçados entre si, o que dá um ar bastante leve à página, mas aumenta consideravelmente a quantidade de rolagem necessária para chegar ao final, sendo recomendado principalmente para quem não recebe um número muito grande de mensagens por dia. O outro tema é exatamente igual, só que mais “denso”, ou seja, com menos espaço entre os itens.

Além das novidades padrão (barra cinza, elementos em vermelho, fonte levemente atualizada, botões ao estilo Google+), o novo Gmail também traz um reposicionamento da publicidade na tela de caixa de entrada. Ao ler um email, a publicidade continua numa coluna na lateral direita da tela; mas na lista de emails, onde antes havia uma barra de publicidade acima dos emails, agora o AdSense ocupa uma barra amarela fixa no rodapé da página. Em teoria, a barra está do mesmo tamanho, mas na pática ela atrapalha menos, por estar na parte de baixo da tela, enquanto chama mais atenção, por agora ser fixa usar uma cor complementar.

No post do Google Blog no qual as mudanças foram anunciadas, um novo visual foi prometido para praticamente todos os serviços, como forma de unificar a “experiência Google”. E vocês, o que acharam? O Google sempre usou cores claras e frias em suas interfaces, e agora passou a adotar uma barra superior preta – o oposto da cor que sempre foi usada – além de elementos em vermelho onde o azul-claro antes predominava. Sinais de um Google mais agressivo? [Google Blog]