Google Art & Culture recebe acervo cultural da idade média do Mali
O Google, em parceria com pesquisadores e historiadores da África Ocidental, trabalhou por um longo tempo para digitalizar obras de arte contemporâneas e locais históricos da cidade de Tomboctu, no Mali. Nesta quinta-feira, o acervo digital finalmente foi liberado no Google Art & Culture, para usuários do mundo todo.
O projeto, denominado Mali Magic, tem mais de 40.000 páginas manuscritas digitalizadas, e fotos de nove locais históricos. Há também um modelo 3D do Djenne Mosqué, considerada a maior estrutura de adobe (um tipo de material de construção, não a empresa de software) do mundo, e que começou a ser construída em meados do século 13. O Acervo também conta com álbum de canções originais, compostas exclusivamente para o projeto pela cantora e compositora Fatoumata Diawara.
A cidade malesa de Tombuctu foi um importante centro de comércio das caravanas transaarianas na Idade Média. A importância econômica da cidade, somada ao grande fluxo de pessoas que viajavam pelo norte da África, tornou Tombuctu um grande objeto de estudo. Foram encontrados na cidade uma série de documentos, características musicais únicas, monumentos históricos e outras relíquias necessárias para entender mais a fundo a história do continente africano.
“A cidade maliana de Tombuctu deu origem a uma abundância de aprendizado nas áreas de direitos humanos, moralidade, política, astronomia e literatura capturada em milhares de manuscritos. Quando esse conhecimento antigo foi ameaçado por grupos extremistas em 2012, as comunidades locais correram contra o tempo para preservar esses tesouros”, afirmou Chance Coughenour, gerente do Google Arts & Culture.
A biblioteca está disponível para ser acessada na internet, e também através de aplicativos para Android e iOS. Você pode acessar clicando aqui.