Em fevereiro deste ano, o Google ampliou o leque de dispositivos com suporte ao seu Assistente, incluindo celulares mais novos, como o Galaxy S7, Moto Z2, ou qualquer um que rodasse a versão Android 6.0 Marshmallow. Acontece que os aparelhos mais antigos não tinham opção alguma. O que muda a partir desta quarta-feira (13), já que a companhia anunciou que o Google Assistente chegará a dispositivos com Android 5.0 Lollipop.

Em uma publicação em seu blog, o Google anunciou que o Assistente virá para tablets rodando Android 7.0 Nougat e 6.0 Marshmallow, mas apenas no idioma inglês. Apesar disso, o Brasil está na lista para os smartphones com Android 5.0 Lollipop. Embora esta versão do sistema do Google tenha sido lançada lá em 2014, ela ainda está presente em quase 26% dos dispositivos Android.

Mas se você espera que o seu Nexus 6 se torne tão bom quanto um Pixel 2 novinho, é melhor diminuir as expectativas. Como noticia o TechCrunch, será preciso abrir o aplicativo do Google Assistente antes de falar com ele. Em outros aparelhos, é só falar “Ok, Google” a qualquer momento para ele funcionar.

É ótimo que o Google esteja tornando o assistente disponível para usuários que não possuem aparelhos mais novos. Mesmo assim, os quase 20% dos dispositivos que rodam o sistema que precede o Lollipop são negligenciados. Essa atualização também não inclui a Índia, segundo maior mercado de smartphones no mundo e onde muitas pessoas compram dispositivos mais baratos que vêm com Androids desatualizados.

Imagem do topo: Gizmodo