O Google planeja descontinuar o aplicativo Android Auto para celulares e criou uma nova maneira de navegar usando o Assistente no Maps. O modo de condução do aplicativo está recebendo um novo painel que é mais fácil de usar com as mãos livres e não vai exigir que você defina um destino no GPS para começar.

O modo de direção será incorporado ao Android 12 quando for lançado nas próximas semanas, e o novo painel também estará disponível em telefones que não podem ser atualizados para o 12.

Tudo o que você precisa dizer é: “Ok Google, vamos dirigir”, e o novo iniciador do modo de direção aparecerá na tela inicial. Você também pode definir um dispositivo Bluetooth para fazer o modo de direção aparecer assim que você ligar o carro e antes de pegar a estrada. Leia mais sobre como configurá-lo aqui.

É importante observar que essa alteração é específica para smartphones Android, não a versão no painel do Android Auto na tela do carro. Se o veículo não tiver um display no painel, você pode usar a versão do telefone como um substituto, e esta atualização tornará esse processo mais fácil.

A gigante da tecnologia chama o modo de direção do Assistente de parte de sua abordagem de “encaminhamento de voz” para ajudar as pessoas a usarem seus dispositivos com segurança enquanto estão ao volante. A empresa tem trabalhado na transição do aplicativo Android Auto para telefones desde novembro de 2020, quando lançou o modo de direção Assistente original dentro do aplicativo Google Maps. A diferença agora é que o recurso fará parte do Android 12 e não é mais um recurso autônomo. Também não estará disponível para usuários de dispositivos iOS.

Diga “Ok Google, vamos dirigir” e o painel do modo de direção do Assistente aparecerá no seu telefone. Gif: Google

Assim como o aplicativo Android Auto, que em breve será descontinuado, você ainda pode receber notificações lidas em voz alta quando elas chegam, pedindo ao Google para ativar a leitura automática. As recomendações automáticas aparecerão no mapa independentemente de você estar no modo de navegação, assim como as recomendações de entretenimento dos aplicativos que você instalou em seu smartphone. O novo modo de direção do Assistente também funcionará com acessórios automotivos de terceiros, como o Roav Bolt.

Os novos recursos do modo de direção do Assistente começarão a ser lançados nas próximas semanas, tanto como parte do Android 12 quanto como uma atualização para telefones com software mais antigo. Os usuários que usam versões anteriores do aplicativo Android Auto ou do modo de direção do Assistente no Google Maps serão “guiados para essa experiência”, mas o aplicativo permanecerá na Play Store por enquanto. Se você fizer upgrade para o Android 12, o app Android Auto será removido.

Mudanças no Android Auto dos carros

O Google também está trazendo novos recursos para o Android Auto em monitores de automóveis. O Assistente começará a recomendar mais músicas, notícias e podcasts na tela principal e poderá alternar aplicativos com um comando de voz. Os usuários do Android Dual SIM também poderão alternar entre diferentes números de telefone e o Android Auto oferecerá suporte a perfis de trabalho no carro, então você verá detalhes de reuniões e rotas integradas com o resto de sua rotina.

O Google também trará jogos para a tela enquanto o carro estiver estacionado. Os GameSnacks são projetados para ajudar as pessoas a passar o tempo como em filas de espera, por exemplo.

Um exemplo de como os apps do jogo ficarão no Android Auto quando o carro estiver estacionado. Imagem: Google

Outro recurso a ser observado no Android Auto é a capacidade de pagar pela gasolina usando apenas a voz. Grite “pagar pelo gás” e o Assistente pedirá o número da bomba antes de iniciar a transação no Google Pay. Isso estará disponível em mais de 32,5 mil postos de gasolina quando for implantado. A empresa planeja eventualmente adicionar suporte para outras estações ao longo do tempo.

Google embutido no carro

Foi anunciado também que a Honda vai começar a usar a plataforma Android Automotive em modelos como o Civic a partir de 2022. Além dela, outras empresas como a Ford, a General Motors, a Renault e a Volvo também vão implantar o serviço nos veículos.

Os veículos elétricos também terão alguns novos recursos no Android Automotive. O sistema operacional mostrará informações mais direcionadas, como a localização das estações de carregamento e se estão prontamente disponíveis.

Como usuária de longa data do aplicativo Android Auto para o smartphone – desde sua estreia em 2015 – fico feliz em saber que algumas mudanças muito necessárias estão chegando à forma como o Android faz infoentretenimento no carro. O modo de direção do Assistente no Google Maps permanece severamente limitado em comparação com o aplicativo Android Auto para telefones – pelo menos até que o modo de direção do Assistente atualizado seja lançado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Estou curiosa para saber a rapidez com que a mudança ocorrerá. Por enquanto, parece que continuarei usando o app Android Auto para telefones até que o modo de direção conduzido pelo Assistente seja garantido em meu dispositivo.