_Google

Google Lens e Assistant ganham interessantes atualizações dias antes da MWC 2018

Apenas alguns dias antes da maior convenção de celulares do mundo iniciar em Barcelona, o Google está lançando diversas atualizações para suas funções Android mais interessantes. A primeira delas é o Google Lens, que finalmente estará disponível fora do app Google Fotos nas próximas semanas para usuários Android da língua inglesa e para qualquer um usando […]

Apenas alguns dias antes da maior convenção de celulares do mundo iniciar em Barcelona, o Google está lançando diversas atualizações para suas funções Android mais interessantes.

A primeira delas é o Google Lens, que finalmente estará disponível fora do app Google Fotos nas próximas semanas para usuários Android da língua inglesa e para qualquer um usando a versão para iPhone. O Lens foi inicialmente revelado durante o Google I/O 2017, mas, até então, continuava a ser uma função exclusiva dos celulares Pixel.

Apesar do Google Lens ainda estar consideravelmente em fase de testes, a novidade parece capitalizar no grande avanço da companhia em tecnologias de inteligência artificial e aprendizado da máquina. Ele usa algoritmos de reconhecimento imagens para identificar coisas como raças de cães ou diferentes tipos de plantas. Atualmente, acredito que o Lens está bem adaptado para diferenciar vários tipos de flores, mas encontra problemas quando tenta identificar coisas mais difíceis, como o exato modelo de um carro ou outros tipos de plantas.

Mesmo não se tratando de um cachorro de verdade, o Google Lens pode identificar a raça corretamente.

Enquanto isso, a plataforma de realidade virtual do Google ARCore está finalmente deixando o beta e oficialmente recebendo sua versão 1.0. O ARCore é a resposta do Google para o ARKit da Apple e ele é utilizado em funções como adesivos em realidade aumentada (AR Stickers) presentes nos celulares Pixel. Entretanto, fora do ecossistema do Google, o número de aplicativos utilizando o ARCore é bem baixo até o momento. Com o lançamento da versão 1.0, talvez desenvolvedores passem a ter mais confiança na tecnologia de realidade aumentada do Google.

Ademais, o Google também adicionará 30 línguas ao Assistant até o fim do ano. Quando tudo isso estiver feito, o Google afirma que as novidades atingirão 95% dos smartphones Android qualificados em todo o mundo.

Agora são dois. Qual deles é o Porg feito pelo ARCore?

O Assistant também receberá algumas novidades graças a adição do Rotinas, função que permite aos usuários criar listas de atividades para o app fazer com um único comando. Você pode, por exemplo, ligar as luzes, começar uma playlist, e ouvir importantes lembretes apenas ao dizer “Ok Google, estou em casa”.

O Assistant também receberá a habilidade de ativar lembretes baseados em lugares, permitindo ao aplicativo te lembrar, por exemplo, de comprar ovos da próxima vez que você estiver no mercado. É uma ótima combinação de mapeamento GPS e inteligência artificial, mas seria negligente da minha parte deixar de mencionar que isso é algo que a assistente digital Bixby da Samsung já faz há algum tempo.

Todas as imagens: Google

Sair da versão mobile