_Google

Atualização do Google Authenticator torna mais fácil transferir contas para um novo dispositivo

Graças à sua primeira atualização desde abril de 2019, o Google Authenticator tornou mais fácil migrar contas de um aparelho para outro.

Aplicativo do Google Authenticator

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

O Google Authenticator é uma ferramenta útil há muito tempo quando se trata de adicionar a verificação em duas etapas às suas contas. Mas agora, graças à sua primeira atualização desde abril de 2019, o Google tornou mais fácil a migração segura de códigos 2SV (2 step verification, ou verificação em duas etapas) de um dispositivo para outro.

Juntamente com o novo recurso de transferência de conta, a versão mais recente do Google Authenticator (versão 5.10) inclui uma interface do usuário atualizada com um tema escuro opcional e uma nova opção de menu para ajudá-lo a migrar suas credenciais para um novo dispositivo.

Antes, sempre que você passava para um novo telefone ou tablet, o Google Authenticator o obrigava a desvincular individualmente as contas salvas no dispositivo atual antes de adicioná-las manualmente outra vez no aplicativo Google Authenticator no seu novo dispositivo. Mesmo para pessoas que não precisam alternar entre vários telefones ou tablets com frequência, isso costuma ser entediante ou confuso e rapidamente se tornava uma tarefa real para qualquer pessoa que manipula vários dispositivos.

Processo de transferência de contas no Google Authenticator. Crédito: Google

No entanto, na nova versão do app Google Authenticator, a transferências de código 2SV de um dispositivo para outro é tão simples quanto selecionar a opção de menu de exportação no seu dispositivo original (que exibe um QR code na tela), selecionar importar no seu dispositivo e usando a câmera do seu novo dispositivo para digitalizar esse QR code.

Além disso, para garantir que o processo de transferência de conta seja o mais seguro possível, o Google diz que, ao migrar suas contas para um novo dispositivo, nenhum dado é enviado a nenhum servidor externo (incluindo servidores do Google), pois a comunicação ocorre diretamente entre os dois dispositivos.

As atualizações mais recentes do Google Authenticator sejam em grande parte melhorias na facilidade de uso. No entanto, com a segurança digital se tornando uma preocupação maior a cada dia, qualquer coisa para ajudar as pessoas a ativar a verificação em duas etapas (que todo mundo deveria usar sempre que possível) é uma boa.

A nova versão do Google Authenticator está sendo lançada por meio de uma atualização da Google Play Store. Portanto, se você ainda não recebeu a atualização, ela deve chegar ao seu dispositivo em algum momento da próxima semana. A desvantagem de tudo isso é que, pelo menos por enquanto, a transferência de contas diretamente entre dispositivos usando o Google Authenticator funciona apenas no Android. Desculpe aí, pessoal do iOS.

Sair da versão mobile