Talvez aquela inundação de fotos de comida no Instagram comece a servir para alguma coisa: o Google desenvolve uma tecnologia artificial capaz de calcular as calorias presentes em fotografias de comida.

Chamada de Im2Calories, a tecnologia foi anunciada durante o Rework Deep Learning Summit, e pode acertar em até 80% o número de calorias presentes em um prato fotografado.

Kevin P. Murphy, pesquisador do Google, explica que a tecnologia analisa os pixels em profundidade e aplica “algoritmos sofisticados de sistema de aprendizagem profunda” para avaliar o tamanho e o formato da comida, e chegar a um valor aproximado de calorias contidas nela.

Uma demonstração feita durante a conferência reconheceu dois ovos, duas panquecas, três fatias de bacon e até mesmo os condimentos presentes em uma foto. E nem é preciso imagens em alta resolução para obter um valor aproximado das calorias: a qualidade das imagens do Instagram é o suficiente. Uma patente da tecnologia por trás do Im2Calories já foi registrada.

Usos

Murphy acredita que esta tecnologia pode ser útil para construir estatísticas a nível populacional: quais os pratos mais populares de determinada região de uma cidade, por exemplo.

Ele diz também que a tecnologia pode tornar mais simples o registro de calorias em um diário, além de impedir que alguém minta a quantidade de calorias consumidas em uma refeição, por exemplo — útil para quem faz Vigilantes do Peso, talvez?

Murphy explica que a tecnologia aprende com os próprios erros, diferenciando um ovo frito de um ovo pochê com o tempo. Os algoritmos, no entanto, ainda estão sendo pesquisados e não existe uma data definitiva para lançar um aplicativo com a tecnologia para o público.

A longo termo, Murphy acredita que a tecnologia do Im2Calories pode ir bem além das refeições. Ela pode chegar às ruas, localizando e contabilizando os carros presentes em uma rua e fazendo análise de trânsito, podendo até mesmo identificar os locais mais prováveis com vagas disponíveis para o usuário estacionar.

A tecnologia por trás do Im2Calories lembra a utilizada no Google Goggles, aplicativo que reconhecia objetos e figuras específicas em uma foto. Ele podia reconhecer, por exemplo, paisagens conhecidas, como a Ponte Golden Gate, ou pinturas de artistas famosos. O Google Goggles, infelizmente, não recebe atualizações há algum tempo e foi até mesmo descontinuado em dispositivos iOS. Você pode baixá-lo gratuitamente para Android. [9to5Google, The Guardian,  Pop Science, Cnet]

Foto de capa: Dave Meier/picography