_Chrome

Google Chrome agora bloqueia anúncios que drenam a energia do seu PC

Na tentativa de não fazer seu computador levantar voo, o Chrome agora bloqueia anúncios pesados que consome mais energia.

Logotipo do Chrome. Crédito: Mark Lennihan/AP

Imagem: Mark Lennihan/AP

Não deve ser segredo para ninguém que, o que o Chrome tem de rápido, também tem de consumista, já que o navegador do Google devora a energia e a RAM do computador. A companhia sabe bem disso e, na tentativa de minimizar esses efeitos, anunciou uma atualização que promete bloquear anúncios que drenam a bateria e atrapalham na performance do seu dispositivo.

A funcionalidade, em desenvolvimento no Google há mais de um ano, vale para as versões desktop e mobile do Chrome, e será distribuída gradualmente para todos os usuários ao longo deste mês. O browser bloqueará propagandas que ultrapassem 15 segundos de processamento a cada 30 segundos ou que fazem uso da CPU por mais de 1 minuto. Também serão punidas as publicidades com mais de 4 MB de dados.

Contudo, a ideia é que esse tipo de propaganda nem chegue de fato ao usuário, sendo bloqueada antes mesmo de ser exibida no navegador. “Para economizar bateria e planos de dados dos nossos usuários, e oferecer uma boa experiência na web, o Chrome limitará os recursos que um anúncio pode usar antes que o usuário interaja com ele. Quando uma propaganda atinge seu limite, a janela mostrará uma página de erro, indicando que aquela publicidade usou muitos recursos”, disse Marshall Vale, gerente de produto do Chrome, em maio.

Os anúncios bloqueados no Chrome vão aparecer desse jeito, como na foto acima. Imagem: Google

A ação do Google vem de uma parceria chamada Better Ads Standards, que identifica sites com anúncios abusivos – desde os mais inofensivos, como spam, até aqueles que distribuem malware e instalam programas contaminados.

Você já pode habilitar a novidade no seu Google Chrome seguindo os passos abaixo:

  1. Em uma nova aba, digite chrome://flags;
  2. Pesquise por heavy-ad na barra de buscas;
  3. Na categoria enable-heavy-ad-intervention, marque a opção Enabled;
  4. Na categoria heavy-ad-privacy-mitigations, marque a opção Disabled.
  5. Reinicie o Chrome

Sem dúvida, é um movimento muito bem vindo do Google para ajudar na redução de consumo de energia. Nossos PCs e notebooks agradecem.

[Bleeping Computer, TechRadar]

Sair da versão mobile