_Chrome

Google Chrome saberá qual aba está tocando aquele som irritante

Você abre 15 abas no Chrome e começa a ouvir o som em alguma delas, mas não sabe exatamente qual é. É um pesadelo que o Google aparentemente quer resolver. A versão mais recente do Chromium – o projeto de código aberto com muita coisa que acaba aparecendo no Chrome tempos depois – identifica qual aba […]

Você abre 15 abas no Chrome e começa a ouvir o som em alguma delas, mas não sabe exatamente qual é. É um pesadelo que o Google aparentemente quer resolver.

A versão mais recente do Chromium – o projeto de código aberto com muita coisa que acaba aparecendo no Chrome tempos depois – identifica qual aba exatamente está tocando algum tipo de som.

O recurso foi encontrado por François Beaufort. Ele gravou um pequeno vídeo mostrando a animação na aba do YouTube enquanto um vídeo está rodando:

O objetivo do Google, segundo Beaufort, é excluir abas que estão ativas e consumindo memória – não é preciso estar com ela aberta para ela estar ativa, e ela estar ativa não significa necessariamente que a pessoa está usando aquela aba.

A preocupação com abas que tocam sons sem que o usuário saiba exatamente de onde vem esse som não é nova. Uma extensão do Chrome chamada MuteTab já foi lançada com este conceito, mas, julgando pelos comentários na Chrome Web Store, ela não funciona muito bem.

Agora o Google tem o desafio de fazer o recurso funcionar. No Chromium, por enquanto, ele só detecta som em HTML5, mas o MuteTab já mostrou que é possível identificar quando um flash é quem está tocando a música. [François Beaufort via The Next Web]

Sair da versão mobile