_Chrome

Google Chrome OS chega na semana que vem?

Seria mais cedo que o esperado, e muito. Mas como o Google demora para testar produtos antes de lançá-los — e como levou muito tempo levou entre o Android ser anunciado e o G1 ser lançado —, o boato de que o Chrome OS está iminente não é nada estranho.

Seria mais cedo que o esperado, e muito. Mas como o Google demora para testar produtos antes de lançá-los — e como levou muito tempo levou entre o Android ser anunciado e o G1 ser lançado —, o boato de que o Chrome OS está iminente não é nada estranho.

Antes, o Google disse que "os primeiros netbooks rodando Chrome OS estarão disponíveis aos consumidores na segunda metade de 2010". Claro, esta é a data de lançamento de um produto finalizado, ou seja, um netbook de uma grande fabricante rodando Chrome OS direto da caixa.

Mas o Google também disse também que eles estariam "logo trabalhando com a comunidade open source", e depois Eric Schmidt deu a dica de que poderíamos ver o Chrome OS, provavelmente em beta, "já neste ano". O que nos leva ao novo boato: o blog TechCrunch diz que, segundo uma "fonte confiável", nós veremos o Chrome OS em uma semana, disponível para download. Ele terá suporte limitado a drivers, ou seja, só deve funcionar em poucos computadores — a maioria netbooks, incluindo vários Asus Eee PCs.

Agora nos perguntamos como será a cara deste novo sistema operacional. Ei, quem sabe a gente já teve a chance de ver o design do Chrome OS? Lembra uma versão do navegador para Chrome OS que vazou para Linux há algumas semanas? Ele tinha um botão à la Iniciar que não funcionava, um relógio na barra de título e uma interface minimalista, e pode ser um bom indicador da direção que o Google está tomando com o Google OS. [TechCrunch]

Sair da versão mobile