_Chrome

Google Chrome para Android agora envia notificações push dos seus sites preferidos

Agora sites podem enviar notificações para informar usuários de novas atualizações.

Na semana passada, o Google lançou a versão 42 do Chrome para Windows, Mac, Linux e Android, e a mais interessante das novidades só começou a aparecer para os usuários de Android ontem: agora é possível receber notificações de sites mesmo quando o Chrome estiver fechado.

A ideia das notificações do Chrome é basicamente a mesma das notificações do Android: da mesma forma que você não precisa ficar abrindo seus apps para saber quando há algo novo dentro deles, um site que você visita com frequência pode avisar quando há alguma atualização sem que você precise visitá-lo.

Imagem via VentureBeat

Alguns poucos sites já começaram a dar aos usuários a opção de receber as notificações. São eles Beyond the Rack, eBay, Facebook, Pinterest, Product Hunt, SI.com’s Fansided, e Vice News. Ao acessar um desses sites, os usuários encontrarão um pequeno banner sugerindo a ativação das notificações. Quando ativadas, elas aparecem no meio das notificações tradicionais do Android, como se fossem enviadas por algum dos seus apps.

Outra novidade voltada para o Android é a possibilidade de criar um ícone de atalho para algum site a partir do Chrome. É verdade que o Chrome para Android oferece essa possibilidade desde a sua versão 32 — é só acessar o menu do Chrome quando estiver dentro de qualquer site para encontrar a opção “Adicionar à tela inicial”.

O que há de novo agora é que ficou mais fácil criar o ícone: em alguns sites considerados pelo Google “modernos e otimizados para o mobile”, um banner aparecerá sugerindo que o usuário crie o ícone de atalho na sua tela inicial.

Por enquanto essas novidades só estão presentes na versão de Android do Chrome — o iOS recebeu o mesmo Chrome 42 na semana passada, mas, por restrições da Apple, não ganhou esses recursos. [Blog do Chromium via VentureBeat]

Sair da versão mobile