_Chrome

Nova versão do Chrome permite agrupar várias abas no Android

Com a versão 88 do navegador, usuários agora podem visualizar até seis abas diferentes em uma única página.

Imagem: Stephen Shankland (Flickr)

Uma atualização prometida pelo Google em 2019 finalmente começou a dar as caras nos smartphones Android. Trata-se de um recurso para organizar abas em uso, que está sendo lançado junto com a versão 88 do Chrome.

O novo layout de grade do Chrome substitui a interface anterior, que era baseada em cards verticais que ocupavam praticamente toda a tela do celular. As guias na nova versão ainda ficam na vertical, só que, por serem bem menores, é possível visualizar mais de uma miniatura. Ao todo, o usuário pode agrupar a pré-visualização de até seis abas diferentes na mesma janela antes de precisar rolar a página.

A interface repaginada também permite que o usuário agrupe guias da maneira que quiser. Basta arrastar e soltar uma página sobre a outra para formar um grupo. Isso deve facilitar a procura por guias específicas de um mesmo assunto, além de deixar o visual menos poluído do que na versão anterior do browser.

Imagem: 9to5Google

O update com a nova interface vem sendo liberado desde o final de janeiro, mas nem todos os usuários podem conseguir acessá-lo no momento. Quem quiser driblar essa falta de disponibilidade pode recorrer a uma ativação manual. Para isso, insira o endereço chrome://flags/#enable-tab-grid-layout em uma nova aba do Chrome, toque no menu suspenso e por último no botão “Habilitado”. Também é necessário reiniciar o browser usando o botão azul no canto inferior direito da tela. Se a mudança não for aplicada, feche o app do Chrome no multitarefa ou force a parada do navegador nas configurações.

Para usuários que não gostarem da mudança quando ela for habilitada por padrão e quiserem voltar ao método antigo de visualização, o Google oferece o caminho reverso para desativar a grade de abas agrupadas no Chrome. É só fazer o mesmo caminho e selecionar “Desativado”. Nesse caso, você também precisará reiniciar ou forçar a parada do Chrome.

[9to5Google]

Sair da versão mobile