É difícil acreditar que o Chrome OS existe há uma década. E para comemorar o 10º aniversário do Chromebook, o Google anunciou novos recursos para melhorar a produtividade, conectividade e muito mais no sistema operacional de notebooks de entrada da empresa.

Semelhante à maneira como o Handoff funciona no macOS, o Google está atualizando a sinergia entre os Chromebooks e os telefones Android com o novo Phone Hub. Com essa função, será possível emparelhar um smartphone Android com um Chromebook para criar uma nova janela com vários atalhos úteis que permitem controlar o celular remotamente. Isso significa que você poderá fazer coisas como ligar seu ponto de acesso, silenciar a campainha do seu telefone ou ligar o recurso localizar telefone sem precisar se levantar.

Além disso, será possível responder às mensagens do hub do telefone, verificar a vida útil da bateria e o sinal do celular, e abrir as duas últimas guias do Chrome abertas anteriormente no smartphone, permitindo uma escolha mais fácil de onde você parou ao alternar entre os dispositivos.

Outra novidade é uma ferramenta de captura de tela, dentro do menu de configurações rápidas do Chrome OS, que pode fazer screenshots ou gravações de tela ao selecionar um determinado conteúdo. As configurações rápidas agora possuem controles de mídia integrados e, para tornar as capturas de tela e arquivos fixados mais fáceis de acessar, o Google criou uma seção chamada Tote, que está disponível na gaveta de apps do Chrome OS. Até a área de transferência do Chrome OS agora pode salvar os últimos cinco itens que você copiou.

O recurso Desk também foi reformulado, permitindo reorganizar guias e janelas em vários espaços de trabalho para ajudar a manter as informações de diferentes projetos classificados de uma maneira mais organizada. E agora há uma nova seção de respostas rápidas para qualquer clique com o botão direito do navegador, que então exibe pequenas definições ou conversões de unidades.

Para os pais que estão tentando gerenciar melhor os dispositivos dos filhos, o Google também reformulou o Family Link, para que seja mais fácil aos adultos checar as permissões e contas pessoais e escolares nos mesmos dispositivos.

O Google também atualizou o recurso de sincronização de Wi-Fi, para que Chromebooks possam fazer login automaticamente em redes sem fio nas quais você já tenha feito login em seu telefone Android ou outros dispositivos Chrome OS. Nos próximos meses, a empresa também vai lançar a função Nearby Share, para que você possa transferir arquivos por Bluetooth ou Wi-Fi mais facilmente entre aparelhos compatíveis.

Por fim, além de novos ícones para aplicativos como Canvas e Explorar, o Google também reduziu a quantidade de cliques necessários para compartilhar conteúdo e adicionou novos controles ao recurso Selecionar para falar, permitindo aos usuários diminuir a velocidade, acelerar ou pausar reprodução de texto para fala.

A maioria dos novos recursos do Chromebook deve ser disponibilizada a partir desta semana.